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Como criar um site de comércio eletrônico WordPress

O WordPress é a plataforma mais flexível para vendas online disponível atualmente.

A natureza de código aberto do WordPress garante que seja uma plataforma confiável que não vai desaparecer um dia ou sair do mercado.

Continue lendo para aprender como criar um site de comércio eletrônico WordPress e estabelecer uma presença de vendas online bem-sucedida.

O que são plataformas de comércio eletrônico?

Uma plataforma de comércio eletrônico é o sistema de gerenciamento de conteúdo usado para criar e gerenciar uma loja online.

Geralmente, existem dois tipos de plataformas de comércio eletrônico:

Plataformas proprietárias de comércio eletrônico SaaS (software como serviço).
Plataformas de comércio eletrônico de código aberto (WordPress).

Uma plataforma SaaS proprietária lida com toda a tecnologia, hospedagem e, em vários níveis, com o SEO da loja de comércio eletrônico.

O benefício de uma plataforma de comércio eletrônico proprietária é não ter que pensar em tecnologia, o que libera o comerciante para se concentrar em marketing e vendas.

A desvantagem das plataformas fechadas é menos controle sobre o SEO e o site. Um comerciante pode não conseguir adicionar recursos indisponíveis na plataforma fechada.

Os recursos de SEO das plataformas fechadas variam, com algumas oferecendo opções de desempenho de pesquisa competentes, enquanto outras nem tanto.

Rob Snell, da GunDogSupply.com, disse que o WordPress não era uma opção em 1997, quando ele e seu irmão abriram sua loja online.

Ele compartilhou que sua experiência com o Yahoo! Stores (Turbify) tem sido extremamente positivo. Rob observou que pagar a mais para não ter que lidar com tecnologia é um dinheiro bem gasto para ele.

Ele compartilhou sua experiência com uma plataforma SaaS:

“Quando você usa uma plataforma criada para comércio eletrônico, fica tranquilo, mas isso tem um preço.

Eu realmente não me importo de pagar taxas de hospedagem de nível empresarial para obter esse nível de segurança, suporte e tempo de atividade.

Durmo muito bem sabendo que os engenheiros da Turbify (anteriormente Yahoo! Small Business) estão trabalhando. No final das contas, sou um varejista, não um engenheiro de software.”

O que é WooCommerce?

WooCommerce é um plug-in de código aberto que adiciona funcionalidade de comércio eletrônico ao WordPress. É desenvolvido pela Automattic, o lado comercial do WordPress.

Existem duas versões do WooCommerce, uma versão gratuita e outra paga.

O plug-in WooCommerce gratuito permite tudo o que uma pequena empresa precisa para criar uma loja de comércio eletrônico de sucesso.

Gateways de pagamento, opções de envio configuráveis, cálculos automáticos de impostos sobre vendas e acesso a centenas de extensões gratuitas e pagas avaliadas pelo WooCommerce estão disponíveis no site WooCommerce.

A versão profissional paga oferece recursos mais avançados que acomodam as necessidades complexas de um negócio on-line maior.

A natureza modular do WooCommerce significa que qualquer função necessária pode ser facilmente adicionada à loja WooCommerce.

Embora seja possível criar um site de comércio eletrônico sem WooCommerce, geralmente é mais fácil criar uma loja com WooCommerce do que sem ele.

Katie Keith, da Barn2 Plugins, explica os benefícios de usar o WooCommerce para criar uma loja de comércio eletrônico WordPress:

“O WooCommerce é o melhor caminho devido ao tamanho da comunidade, ao número de extensões e à quantidade considerável de recursos.

O WooCommerce é a opção mais fácil porque você pode aproveitar a ampla variedade de temas e plug-ins compatíveis, permitindo que a maioria dos proprietários de lojas crie uma loja de comércio eletrônico de acordo com os requisitos exatos, sem a necessidade de escrever nenhum código personalizado.

Se for necessário algo personalizado, é fácil encontrar um desenvolvedor para fazer isso.

O WooCommerce é fácil de usar e muitos recursos de aprendizado e tutoriais estão disponíveis para ajudá-lo.

Se você quiser saber como fazer qualquer coisa no WooCommerce, basta pesquisar no Google. Você quase certamente encontrará um tutorial ou vídeo gratuito para ajudá-lo!”

Por que escolher o WooCommerce?

Os principais benefícios do WooCommerce são as possibilidades quase ilimitadas do que pode ser criado com o WordPress, custos mais baixos e uma enorme comunidade de desenvolvedores para dar suporte à plataforma.

A capacidade de lançar um site de comércio eletrônico com WordPress depende da habilidade e conhecimento da pessoa que cria o site, e é por isso que (dependendo do escopo da loja online) pode ser útil contratar um desenvolvedor WordPress.

Mas nem sempre é necessário contratar um desenvolvedor, porque alguns hosts da Web oferecem um recurso WordPress de apontar e clicar personalizado que torna a criação de uma loja tão fácil quanto responder a perguntas.

Depois que a loja está funcionando, a manutenção diária do próprio CMS (software de gerenciamento de conteúdo) é relativamente trivial.

Ao mesmo tempo, os custos de operação do site podem ser notavelmente baixos em comparação com uma plataforma de comércio eletrônico proprietária.

Planejar a otimização da velocidade do site

As velocidades do High Core Web Vitals estão ao alcance dos sites de comércio eletrônico do WordPress. Mas é algo que tem que ser planejado.

Os proprietários de empresas podem (e fazem) aproveitar a liberdade de código aberto do WordPress para criar lojas de comércio eletrônico rápidas.

Adam J. Humphreys do Makin 8 compartilhou sua visão:

“WooCommerce é para aqueles com uma sólida estratégia de SEO que desejam escrever conteúdo sólido e trazer pessoas para seu site com isso.

A plataforma de conteúdo da Shopify é satisfatória, mas nem um pouco projetada para uma abordagem de alto desempenho de pesquisa, e é por isso que a maioria dos meus clientes não opta por ela.

Se você não quer pagar uma quantia ridícula por uma plataforma de comércio eletrônico, o WordPress com Woocommerce é o melhor lugar para começar.

Os hosts WordPress mais baratos são suficientes para começar com um CDN adequado, como o Cloudflare.”

Hospedagem de comércio eletrônico WordPress

A velocidade do site depende de muitos fatores, mas a base de uma loja de comércio eletrônico de alto desempenho começa com a hospedagem na web.

Escolher a melhor hospedagem para um site de comércio eletrônico WordPress é essencial.

A seguir estão as principais considerações para escolher a melhor hospedagem para um site de comércio eletrônico WordPress.

Hospedagem Compartilhada

Hospedagem compartilhada é basicamente milhares de sites hospedados em um único servidor (computador), todos compartilhando os recursos desse único servidor.

O benefício da hospedagem compartilhada é seu custo incrivelmente baixo.

A desvantagem é que a hospedagem compartilhada barata é notoriamente insuficiente para aplicativos intensivos, como comércio eletrônico. Consequentemente, a hospedagem compartilhada de baixo custo geralmente deve ser evitada.

Servidores Privados Virtuais

Virtual Private Server (VPS) é um tipo de hospedagem compartilhada, mas com poucos sites compartilhando os recursos. Um VPS é uma opção relativamente acessível para desempenho rápido.

Uma consideração importante para um VPS é que ele requer familiaridade com os painéis de controle do servidor, o que adiciona uma camada adicional de tecnologia para lidar.

Servidores Dedicados Gerenciados

Um servidor dedicado gerenciado é um servidor operado por um único cliente.

Gerenciado significa que o host da Web cuida do hardware do servidor, atualiza o software, mantém backups e, em geral, remove uma camada de sobrecarga técnica.

Um servidor não gerenciado é aquele em que o cliente lida com o software.

Ambos os tipos de servidores dedicados fornecem desempenho de alta velocidade.

Hospedagem WordPress Gerenciada

Uma opção popular é usar uma plataforma gerenciada de hospedagem na web do WordPress.

A hospedagem gerenciada do WordPress oferece a conveniência de não ter que lidar com a tecnologia subjacente.

Um grande benefício da hospedagem gerenciada do WordPress é que eles fornecem um ambiente WordPress rápido e seguro, otimizado para a velocidade do site pronto para uso.

Pode haver limitações para quais plug-ins podem ser usados, como plug-ins de cache, porque eles tendem a usar muitos recursos. Mas os hosts da Web gerenciados oferecem suas próprias substituições otimizadas no nível do servidor.

Muitos hosts gerenciados do WordPress oferecem benefícios integrados de desempenho do site, como cache e redes de distribuição de conteúdo (CDN).

Assim, com um host WordPress gerenciado, é possível obter os benefícios de velocidade e segurança de um sistema SaaS fechado, mas com a liberdade e os custos geralmente mais baixos de um sistema de código aberto.

É uma ótima escolha porque resolve o problema de velocidade do site no nível de hospedagem, é seguro e os hosts oferecem serviço específico para as necessidades dos sites WordPress.

Hosts WordPress Gerenciados Populares a Considerar

A seguir, exemplos de hosts da web WordPress gerenciados populares.

Clique e crie hospedagem WordPress

O Bluehost é uma escolha interessante porque oferece uma abordagem simples de clicar e construir para sites de comércio eletrônico WordPress que podem rivalizar com qualquer uma das plataformas de comércio eletrônico de código fechado.

A abordagem de estilo de preencher os espaços em branco da Bluehost para o comércio eletrônico do WordPress lida com pagamentos, gerenciamento de inventário e todos os outros aspectos do comércio eletrônico.

A Bluehost oferece a liberdade de criar facilmente uma loja online do WordPress com a flexibilidade de implementar uma sólida estratégia de SEO.

Ele oferece todas as conveniências de uma solução proprietária de comércio eletrônico SaaS, mas com WordPress.
O que são plugins WordPress e extensões WooCommerce?

WordPress e WooCommerce podem ser atualizados com funcionalidades adicionais usando plugins e extensões.

O núcleo do WordPress é estendido com plugins. Alterações feitas com plugins do WordPress afetam todo o site.
O WooCommerce é atualizado com extensões e plugins. As extensões WooCommerce aplicam-se apenas à parte WooCommerce do site. Mas também existem plugins no repositório de plugins do WordPress que são específicos para comércio eletrônico (com ou sem WooCommerce) e plugins específicos para WooCommerce.

A adição de um novo recurso relacionado ao comércio eletrônico é feita por meio de extensões WooCommerce disponíveis no site WooCommerce e por meio de plug-ins disponíveis no repositório de plug-ins do WordPress.

As extensões do WooCommerce geralmente podem ser agrupadas em quatro funcionalidades essenciais:

Pagamentos.
Envio e rastreamento.
Gestão de inventário.
Vendas.

Existem várias maneiras de procurar extensões WooCommerce, como por funcionalidade e coleções.

O WooCommerce oferece uma coleção de extensões recomendadas chamadas WooCommerce Essentials.

WooCommerce Essentials são extensões escolhidas pelo WooCommerce para formar a base para o lançamento de um site de comércio eletrônico de sucesso.

Algumas das funcionalidades essenciais são:

Pagamentos.
Cópia de segurança.
Exibição de produtos e complementos de vendas.
Tema.
Cupons, vales-presente.
Integrações de marketing do Google.
Automações (como lembretes de carrinho abandonado).
Como escolher plugins e extensões para WordPress e WooCommerce

O desenvolvedor do WooCommerce, James Kemp, fundador do IconicWP, compartilhou suas ideias sobre como estender as lojas de comércio eletrônico do WordPress:

“Certifique-se de que cada plug-in e extensão que você escolher sirva a um propósito.

Aumenta o valor médio do pedido?

Isso garante que mais clientes concluam o checkout?

Isso melhora a experiência do usuário?”

Dorron Shapow, da 100PercentOrganicSEO.com, compartilha no que os donos de lojas precisam se concentrar ao decidir quais plug-ins precisam.

“Na minha experiência, os proprietários de sites parecem perder de vista a experiência do usuário.

Como uma loja de comércio eletrônico é estruturada e como é o fluxo do usuário de diferentes pontos de contato de entrada devem ser considerados antes que um único pixel esteja na tela.

Portanto, o erro mais comum que vejo é não pensar como um visitante do site.

Por exemplo, os visitantes do site que estão com dinheiro em mãos e desejam apenas algumas coisas podem se converter em uma venda por causa de preços competitivos, frete rápido ou gratuito e um checkout rápido e fácil.

Para eles, é importante estar sempre a três cliques de uma transação completa.

Nem todo mundo precisa ser empurrado ou ter que bater em pop-ups e sinos e assobios.

E isso vai influenciar as escolhas dos plugins necessários.”

Exemplos de extensões e plug-ins de comércio eletrônico

Chuck Price, da Measurable SEO, compartilhou uma lista de plug-ins e extensões de comércio eletrônico recomendados:

WooCommerce.
Exportação avançada de pedidos para WooCommerce.
Booster para WooCommerce.
Braintree para gateway de pagamento WooCommerce.
Formulário de contato 7.
Conversios.io – Tudo-em-um Google Analytics, Pixels e Product Feed Manager para WooCommerce.
Configurador de produtos multietapas para WooCommerce.
Cartões de presente PW WooCommerce Pro.
Produtos Relacionados Personalizados Woo.
Faturas Woo.
Atualização de preço em massa do WooCommerce.
Integração WooCommerce Google Analytics.
Carrinho Lateral WooCommerce.
Construtor de página de produto único WooCommerce.
Opções de produtos extras WooCommerce TM.
Envio de taxa de tabela de árvore WooCommerce.

Dorron Shapow recomenda os seguintes plugins WordPress:

WooCommerce.
Um plug-in de SEO (prefiro Rank Math porque oferece mais funcionalidade gratuita e esquema integrado).
Integração com gateway de pagamento.
Integração de Analytics e painel.
Um CRM para newsletters.
Plug-in de segurança do site.
Um construtor de páginas que eu prefiro: Elementor.
Integração e rastreamento de remessas.
Plug-in de formulário de contato.
Personalizador de E-mail WooCommerce.
WP otimiza o plug-in de cache.
Funcionalidade de bate-papo opcional.
Um plugin de backup com backups diários.

James Kemp recomenda:

Flux Checkout (garante que o processo de checkout seja otimizado para conversões).
RankMath para SEO.
Erros do site de comércio eletrônico WordPress a serem evitados

Um dos principais erros que um site de comércio eletrônico pode cometer é acumular tanta funcionalidade que as conversões começam a ser prejudicadas.

Os plug-ins e as extensões funcionam baixando códigos e scripts extras no navegador do comprador.

Quanto mais código e scripts baixados, mais tempo leva para uma página da Web funcionar, o que torna a experiência de compra mais lenta.

Um desenvolvedor inteligente pode superar esses problemas fazendo coisas como baixar apenas o que cada página precisa.

Por exemplo, não há motivo para baixar scripts e fontes relacionados a um formulário de contato se não houver um formulário de contato nessa página da web.

Infelizmente, uma antiga prática de codificação de adicionar scripts a cada página ainda é difundida no mundo do desenvolvimento de software, portanto, certifique-se de que cada extensão ou plug-in seja absolutamente necessário.

Chuck Price observa que muitos erros comuns a qualquer site WordPress são comuns a sites WooCommerce.

Chuck compartilhou:

“Provavelmente os mesmos erros de qualquer site WordPress podem atrapalhar uma loja WooCommerce:

Não manter os plugins atualizados.

Formulários não funcionam
Vulnerável a ameaças de segurança

Incompatibilidades de plugins.”

Dorron Shapow foca na experiência do usuário para evitar erros que prejudicam as vendas:

“Uma falha em encontrar o equilíbrio certo entre design, experiência do usuário e SEO.

O que às vezes choca os clientes é dizer a eles que um site de comércio eletrônico deve ter pouco a ver com o comerciante e mais a ver com o cliente.

O site é para eles.”

Antes de entrar no ar com a loja online

Não importa o quanto se pense em como um site deve funcionar, é quase inevitável que os clientes encontrem problemas imprevistos.

É por isso que recomendo facilitar o contato dos visitantes do site para fornecer feedback sobre o site. Pode ser por e-mail, bate-papo ou texto, ou todos os três.

O feedback do cliente é super importante para entender o que funciona e o que não funciona.

Outra tática para resolver os bugs da experiência do usuário é uma análise gratuita da experiência do usuário oferecida pela Microsoft chamada Clarity.

O Clarity ajuda os editores de sites a entender até onde os usuários estão rolando em uma página, identifica quais partes de uma página da Web são frustrantes, quais páginas funcionam melhor e até oferece IA de aprendizado de máquina para fazer sugestões de melhoria.

Alguns comparam erroneamente o Clarity com o Google Analytics, mas não há comparação entre eles porque cada um faz coisas diferentes.

O Clarity rastreia a experiência do usuário do visitante do site em páginas da web individuais, mostrando como os usuários interagem com uma página da web.
O Google Analytics é útil para rastrear os visitantes do site para obter informações sobre conversões relativas a anúncios ou páginas da web individuais.

Pode ser útil usar o Clarity para obter informações sobre o desempenho do site durante, pelo menos, os primeiros três a seis meses após o site entrar no ar.

O que fazer antes e depois do site estar no ar?

James Kemp, da IconicWP, oferece cinco considerações:

“Sua loja é fácil de navegar? Os clientes podem encontrar facilmente o caminho em sua loja até a página de confirmação de compra?

A sua loja está otimizada para os motores de busca? Não exagere nas otimizações – certifique-se de usar um plug-in de SEO como Toast ou RankMath para ajudar as pessoas a encontrá-lo nos resultados de pesquisa.

Já testou seu gateway de pagamento e fluxo de compra?
Não há nada pior do que entrar no ar e descobrir que seu fluxo de clientes em potencial não pode finalizar a compra!

Já otimizou seu checkout? Use uma extensão WooCommerce (como o Flux Checkout da Iconic) para garantir que seu processo de checkout seja refinado e otimizado para conversões.

Como você promoverá sua loja? É improvável que você consiga lançar e esperar tráfego sem mais esforço. Você deve considerar a publicidade paga no Google, Facebook e outras plataformas de mídia social, marketing de conteúdo contínuo em seu site por meio de um blog e ser ativo e valioso em comunidades online relevantes.”

WordPress é a melhor escolha para comércio eletrônico

O WordPress é uma plataforma estável para criar uma loja de comércio eletrônico, oferecendo opções praticamente ilimitadas para quase todas as necessidades.

De acordo com a BuiltWith.com, o WooCommerce é a plataforma de comércio eletrônico mais popular.

Katie Keith, da Barn2Plugins, compartilhou por que o WordPress é tão popular:

“A enorme comunidade em torno do WooCommerce significa que há mais extensões disponíveis para adicionar recursos extras do que qualquer outra plataforma.

Há também uma vasta comunidade de especialistas em WooCommerce que você pode contratar para construir e dar suporte à sua loja.

Você não encontrará uma ampla gama de profissionais em nenhuma outra plataforma.”

Esses são ótimos motivos para se sentir confiante em investir em um site de comércio eletrônico WordPress para sua empresa.

Mais recursos:

Imagem em destaque: Shutterstock/Lysenko Andrii

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