Todos vocês conhecem a história de Davi e Golias. Hoje, você aprenderá sobre dois Golias.
Dois gigantes. Dois gigantes do comércio eletrônico. As duas plataformas mais usadas no mundo entre os um milhão de sites que recebem mais tráfego.
Quando dois gigantes se chocam, faíscas voam.
Se você está planejando montar uma loja online, provavelmente já ouviu falar desses dois itens indispensáveis.
WooCommerce vs Shopify: esse é o tema do confronto de hoje. Bem, nosso teste detalhado, quero dizer, mas você sabe o que quero dizer.
Para encontrar o desafiante perfeito, aquele que se adapta ao seu perfil e às suas necessidades, comparamos o que as duas plataformas oferecem com base em uma dezena de critérios.
Originalmente escrito em junho de 2019, este artigo foi atualizado pela última vez em dezembro de 2022.
Visão geral do WooCommerce vs Shopify
O que é WooCommerce?
WooCommerce é um plug-in de comércio eletrônico de código aberto para WordPress. Uma vez ativado, permite que você transforme seu site em uma loja de comércio eletrônico.
Ele funciona para a versão auto-hospedada do WordPress chamada WordPress.org (saiba mais sobre as diferenças entre WordPress.org e WordPress.com aqui).
Ao contrário do Shopify, isso significa que você tem controle total sobre todos os aspectos da sua loja.
Lançado em 2011, o WooCommerce é desenvolvido e mantido pela Automattic, o principal colaborador do WordPress.org. Possui mais de 5 milhões de instalações ativas.
Devido à sua natureza de código aberto, o plug-in é muito escalável e personalizável, ainda mais se você conhece o código.
Isso o torna atraente para iniciantes, mas também para pessoas mais técnicas (desenvolvedores, webdesigners, etc.).
Falaremos sobre WooCommerce neste artigo, mas você deve saber que não é o único plugin para comércio eletrônico no WordPress. Por exemplo, você pode considerar SureCart, BigCommerce ou Easy Digital Downloads (para vender produtos digitais).
O que é Shopify?
Shopify é uma plataforma de comércio eletrônico online que opera no modo Saas (Software as a Service).
Isso significa que ele roda em seus próprios servidores: você não o instala em seu computador propriamente dito, nem é seu.
A Shopify foi lançada em 2006, no Canadá. Frustrados com a falta de uma plataforma simples para criar uma loja online, seus criadores decidiram desenhá-la.
Só para constar, a primeira loja da Shopify foi dedicada à venda de equipamentos de snowboard.
Hoje, é seguro dizer que tudo corre mal: o software é usado por milhões de empresas em 175 países e gerou quase US$ 600 bilhões em vendas totais.
Impulsionada pela missão de “melhorar todos os aspectos do comércio”, a Shopify construiu sua reputação na facilidade de uso de seu produto, entre outras coisas.
Para usá-lo, não são necessárias habilidades de design ou programação, tornando-o uma ferramenta popular para iniciantes.
WooCommerce vs Shopify: Qual é a diferença em termos de instalação?
Instalando o WooCommerce
Para usar o WooCommerce, você precisa ter um site WordPress instalado. Para isso, existem algumas etapas à frente, a saber:
Seu site WordPress está funcionando? Excelente. Agora tudo que você precisa fazer é obter o WooCommerce.
A maneira mais fácil de fazer isso é através do seu Painel, em seu administrador, acessando Plugins > Adicionar novo.
Depois de ativar o WooCommerce, aconselho você a instalar um tema com o qual seja compatível, como Astra, Kadence ou Blocksy, para citar alguns. Certamente você também pode usar o Storefront, o principal tema do WooCommerce, mas observe que seu design padrão ainda é bastante básico.
Uma vez ativado o plug-in, um assistente o ajudará a configurar sua loja para que você possa usá-la o mais rápido possível.
Terá de preencher as seguintes informações:
Sua loja (endereço, tipos de produtos vendidos, etc.)
O setor de atividade associado à sua loja (moda, alimentação, etc.)
O número de produtos que você planeja vender
Por último, sugerimos também que ative um tema para a sua loja online. Você pode alterar todas essas configurações posteriormente.
Depois que essas ações são concluídas, o WooCommerce continua a levá-lo pela mão, sugerindo várias ações básicas:
Adicionar detalhes da loja
Adicionar produtos
Configurar pagamentos
Adicionar taxas de imposto
Personalize sua loja de comércio eletrônico
Do lado da Shopify: como funciona?
Cerca de um minuto: foi o tempo que demorei para configurar minha loja online com esta ferramenta.
Primeiro, fui solicitado a fornecer meu endereço de e-mail, uma senha e escolher um nome para minha loja.
Então me fizeram algumas perguntas sobre o meu negócio: por exemplo, se eu já vendo produtos e qual é o meu faturamento.
Por fim, pediram-me para adicionar um endereço para que eu pudesse receber o pagamento.
Como o WooCommerce, o Shopify também oferece um guia de configuração em 6 etapas para adicionar produtos, páginas, um método de pagamento ou até mesmo personalizar sua loja:
E então? E então é isso. Aqui está minha loja de pé, pronta para ser customizada:
Concedido, no momento, não parece muito pessoal… Mas você verá mais tarde que pode levar a personalização muito mais longe.
Portanto, fique atento e focado ao ler esta comparação entre WooCommerce e Shopify.
WooCommerce ou Shopify: quem ganha aqui?
Em termos de facilidade e velocidade de instalação, Shopify vence o WordPress.
O assistente de configuração do WooCommerce é muito conveniente. No entanto, ele tem um pouco mais de informações para preencher do que o Shopify, que é mais direto.
Como você viu, o uso do WooCommerce também requer que você saiba um pouco sobre como o WordPress funciona, caso contrário, você pode gastar um pouco de tempo se acostumando com os dois ambientes (WP e WooCommerce).
Quão fácil é usar WooCommerce e Shopify?
Usabilidade do Shopify x WooCommerce
As duas opções têm pelo menos uma coisa em comum: possuem uma interface bastante semelhante, com um menu principal localizado em uma barra lateral à esquerda.
Por outro lado, acho que o painel é mais intuitivo e claro no Shopify. Você pode acessar os recursos essenciais rapidamente.
Tudo é feito para facilitar a vida de iniciantes e pessoas não técnicas.
Por exemplo, eles fornecem algumas dicas sobre como adicionar produtos, personalizar seu tema e adicionar um nome de domínio personalizado.
Shopify usa um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get): para adicionar elementos à sua página, basta adicionar a seção de sua escolha (texto, promoções, imagens, produtos, etc.).
Para organizá-los em sua página, basta uma simples ação de arrastar e soltar. Você verá as mudanças em tempo real.
Você também pode desativar facilmente a exibição de uma seção de sua escolha com um simples clique em um pequeno ícone de olho.
Manipulação de WooCommerce
Acostumar-se ao WooCommerce não será tão fácil para um iniciante, especialmente se você estiver aprendendo como o WordPress funciona ao mesmo tempo.
A primeira coisa que você notará é que as configurações não são tão facilmente acessíveis quanto no Shopify.
Você encontrará alguns no menu “WooCommerce” e outros nos menus “Produtos”, “Analytics” e “Marketing”:
Sem mencionar o Personalizador, acessível em Aparência > Personalizar.
Com isso, você pode começar a modificar a aparência visual do seu tema (cores, tipografia, cabeçalho, rodapé, etc.). Você também pode fazer alguns ajustes na guia “WooCommerce”.
Se você estiver usando um tema WooCommerce baseado em bloco, ainda terá acesso à ferramenta de personalização. No entanto, a maioria das alterações na aparência visual do seu tema serão feitas no editor do site, em Aparência > Editor.
O editor de sites é um recurso que foi introduzido com o lançamento do WordPress 5.9. Com ele, você pode editar todas as áreas do seu site (incluindo cabeçalho e rodapé) usando blocos Gutenberg.
Para resumir, digamos que o painel seja menos intuitivo e um pouco mais austero no WordPress do que no Shopify, e você fica um pouco perdido quando coloca o nariz nele pela primeira vez.
Em termos de usabilidade, o WooCommerce não funciona automaticamente com o princípio de arrastar e soltar, pelo menos na Ferramenta de personalização.
No entanto, é possível se aproximar dessa funcionalidade usando o editor de conteúdo do WordPress.
Com blocos prontos — contêineres — (texto, imagens, mapas, mídia, parágrafo, vídeo etc.), você pode adicionar conteúdo com um clique.
No entanto, ainda não é possível arrastar e soltar seus blocos. Um pequeno botão permite que você mova seus blocos para cima ou para baixo, para se aproximar do que Shopify oferece:
Outra opção possível? Use um construtor de páginas como o Elementor, o Divi Builder ou mesmo o Beaver Builder. A edição de arrastar e soltar faz parte de seu DNA.
Todos os três são otimizados para WooCommerce e ainda oferecem, para facilitar o layout do seu conteúdo:
Módulos específicos para o plug-in de comércio eletrônico
Modelos e páginas prontos para uso que podem ser ativados com um clique
Um construtor dedicado ao WooCommerce (especialmente no Elementor e Divi Builder) para personalizar as páginas básicas do WooCommerce sem codificação: Carrinho, Produto, Pedido e Pagamento.
Um construtor de páginas é uma ferramenta que permite criar layouts ricos e complexos para o seu conteúdo, sem mexer em uma única linha de código, principalmente por meio do uso de templates prontos. A edição geralmente é do tipo arrastar e soltar e em tempo real.
WooCommerce vs Shopify: quem ganha aqui?
Para quem tem pouco ou nenhum conhecimento técnico e deseja lançar sua loja online muito rapidamente, o Shopify será claramente mais fácil de manusear.
Mas a este nível, o WooCommerce também começa com uma desvantagem, uma vez que o utilizador que o quiser aprender também terá de se habituar ao WordPress (não se esqueça que o WooCommerce é um plugin do WordPress).
A curva de aprendizado será, portanto, mais longa.
Quais são os recursos de design e personalização nessas duas plataformas?
Design e personalização na Shopify
Quais temas você deve escolher no Shopify?
Vamos continuar esta comparação WooCommerce vs Shopify com a questão dos temas. Para mudar o visual da sua eshop, a Shopify possui uma loja temática própria integrada à sua plataforma.
Como explica a empresa, um tema é “um modelo que determina a aparência de sua loja online”.
No momento da redação deste artigo, Shopify oferece 109 temas (11 gratuitos e 98 pagos).
Estes temas responsivos (adaptáveis em computador, smartphone e tablet) podem ser adaptados a várias áreas, consoante o seu negócio (fotografia, restauração, moda, joalharia, desporto, beleza, mobiliário, etc.).
Caracterizam-se pelo seu design minimalista e despojado, com ênfase na imagem, com a ideia de apresentar os seus produtos da melhor forma possível.
Para temas premium, os preços variam de $ 180 a $ 350 por unidade. Esse preço varia de três a sete vezes mais do que um tema WordPress premium otimizado para WooCommerce (US$ 55 a US$ 65 em média).
Você pode pensar que 109 temas oferecem uma escolha bastante limitada, especialmente se você quiser se destacar de outras lojas criadas com Shopify.
Você pode acessar mais opções acessando uma plataforma especializada como o Themeforest.
Este último oferece, por exemplo, mais de 1.500 temas para Shopify criados por desenvolvedores terceirizados (externos ao Shopify).
Customização no Shopify
Vamos para a personalização. Os temas podem ser modificados em sua interface administrativa usando o editor de temas.
Em particular, é possível:
Alterar cores (de texto, botões, formulários, etc.)
Alterar a tipografia
Editar o favicon
Ajustar a largura da página
Adicionar um logotipo
Comparado ao WooCommerce, você verá que é muito básico.
No entanto, é possível ter um pouco mais de controle modificando diretamente o código.
Mas para isso, você precisará conhecer e entender a linguagem de programação utilizada pela Shopify, chamada Liquid. Não é a coisa mais fácil se você não tem conhecimento de código, embora possa tentar.
Por padrão, seu nome de domínio da Shopify tem a extensão myshopify.com, que não parece muito profissional (por exemplo, mystore.myshopify.com). Não entrar em pânico! É possível comprar e configurar o nome de domínio personalizado de sua escolha (desde que esteja disponível). Um link é fornecido na página inicial do seu painel.
Design e customização no WooCommerce
Quais temas e plugins estão disponíveis no WooCommerce?
Agora é a vez do WooCommerce. Sua oferta temática é muito mais abundante.
Em primeiro lugar, se você usar o Storefront, poderá usar um de seus 14 temas filhos (até $ 39 cada).
Um tema filho é uma espécie de subtema que permite personalizar a aparência do seu tema principal.
Ao escolher seu tema, verifique se ele é compatível com WooCommerce. Se for, isso normalmente será mencionado em sua descrição.
Em média, um tema premium custará cerca de US$ 50 a US$ 55 (assim como no Shopify, você também pode encontrar temas premium em plataformas especializadas como Themeforest).
Não vamos esquecer os temas gratuitos, disponíveis no diretório oficial do WordPress. Há cerca de 2.000 deles.
Além disso, um dos grandes pontos fortes do WordPress – e por extensão, do WooCommerce – está em seus plugins.
Existem mais de 60.000 plug-ins no diretório oficial e vários deles que ajudarão você a personalizar a aparência do seu tema.
Para ser completamente objetivo, Shopify também oferece seus próprios “plugins”, se preferir, por meio de sua App Store. Mas a oferta é muito menor.
Customização no WooCommerce
Vamos terminar esta parte abordando a personalização do WooCommerce. Sendo este último um software de código aberto, caracteriza-se pela sua flexibilidade.
Resumindo, você pode fazer o que quiser com ele e modificar seu código como achar melhor: todos os seus arquivos são acessíveis.
Shopify vs WooCommerce: quem ganha aqui?
WooCommerce vence a batalha de design e personalização. Tem uma gama muito maior de temas e é muito mais flexível.
Isso permitirá que você aproveite ao máximo e faça o que quiser com ele.
Quais recursos de comércio eletrônico essas duas plataformas têm?
Na hora de escolher a plataforma da sua loja, há um elemento tão importante quanto a customização, se não mais: as funcionalidades de ecommerce que ela oferece.
Seu objetivo é vender seus produtos, então você não deve se limitar nesse aspecto.
O objetivo aqui não é mergulhar em todas as opções oferecidas pelas duas ferramentas. Em vez disso, vamos nos concentrar em quatro elementos que nos parecem importantes:
A criação de produtos
A gestão dos meios de pagamento
multilinguismo
Custos de envio e entrega
WooCommerce vs Shopify: criação de produtos
No Shopify, você é levado pela mão no seu painel e as opções são bem claras.
Resumindo, você preenche um título, uma pequena descrição, adiciona uma imagem, dá informações sobre peso e frete e pronto.
Com o WooCommerce, o mergulho na criação de um novo produto é um pouco menos claro para o iniciante.
Existem campos por toda a página. Ao cair nisso pela primeira vez, você pode ficar um pouco confuso.
Mas o bom é que existem muitas opções de customização.
A maioria deles é encontrada em uma caixa “Dados do produto” no editor de texto.
Assim como na Shopify, você pode inserir um preço, definir um peso, indicar se seu produto é físico ou baixável e definir variações (chamadas de variantes na Shopify).
Bem, vamos falar sobre variações. Permitem criar combinações de opções para um determinado produto, que pode oferecer em diferentes versões (por exemplo: várias cores, vários tamanhos, etc.).
Na Shopify, você pode criar no máximo 100 variantes para um produto e cada produto pode ter no máximo 3 opções. Esta é uma limitação que o WooCommerce não possui.
Finalmente, nenhuma das plataformas tem limite para o número ou tipo de produtos que você pode vender em sua loja online.
Métodos de Pagamento
Como explica o Shopify, “o Shopify Payments é a maneira mais fácil de aceitar pagamentos online”.
Esta é uma grande vantagem porque é totalmente gratuito (você não paga nenhuma taxa de transação). Como resultado, você não precisa mais usar uma plataforma de pagamento externa para aceitar pagamentos com cartão de crédito online.
Se necessário, Shopify oferece mais de uma centena dessas plataformas de pagamento, incluindo o famoso Stripe, PayPal e Amazon Pay.
No entanto, será cobrada automaticamente uma taxa (de 0,5% a 2%) em cada transação se você usá-los. Voltarei a isso quando falar sobre preços.
Com WooCommerce, não se preocupe. As plataformas de pagamento mencionadas acima estão disponíveis gratuitamente como plugins.
multilinguismo
Para aumentar as vendas da sua loja e alcançar novos clientes, oferecer seus produtos em diferentes idiomas continua sendo uma estratégia que você deve considerar adotar.
Como resultado da adição de vários idiomas, você também pode começar a classificar em consultas de mecanismos de pesquisa adicionais.
Como isso funciona no Shopify? A primeira possibilidade é usar um tema com várias opções de idioma.
A segunda opção é usar um aplicativo dedicado, como Langify (US$ 17,50/mês) ou Weglot (grátis até 2.000 palavras).
Por padrão, o WordPress não suporta multilinguismo (o que também é verdade para Shopify).
Para fazer isso, você terá que usar um plugin ou um serviço dedicado como Polylang (freemium), WPML (premium) ou Weglot (freemium).
O ponto principal é que transformar seu site em uma Torre de Babel custará mais ou menos o mesmo em qualquer plataforma.
Custos de envio e entrega
O Shopify, como o WooCommerce, permite definir os custos de envio de acordo com diferentes parâmetros, como:
O tamanho do produto
O peso do produto
A área de entrega, a fim de definir uma determinada taxa
WooCommerce ou Shopify: quem ganha aqui?
Em termos de recursos de comércio eletrônico, Shopify está lentamente alcançando alguns pontos. Mas no geral, o WordPress continua mais flexível e completo.
Aplicações, marketing, blogging, dropshipping: bónus para ir mais longe
Como customizar as funcionalidades de cada plataforma
Na Shopify, você pode instalar aplicativos para personalizar sua loja virtual.
Esses aplicativos, disponíveis na chamada App Store — acessíveis por meio do link “Aplicativos” em seu painel — permitem que você adicione recursos adicionais à sua loja.
Alguns deles são gratuitos, outros têm um custo (geralmente em torno de $ 10). Você os encontrará em várias categorias, como:
ferramentas de vendas
Marketing
Gestão de inventário
Vendas e conversões
Finanças
etc.
Os aplicativos são equivalentes aos plugins oficiais oferecidos pelo WooCommerce.
São cerca de 800 deles (de US$ 0 a US$ 300), divididos em várias categorias, como no Shopify: pagamento, marketing, remessa, gerenciamento de loja, etc.
Mas isso não é tudo, longe disso. Um dos pontos fortes do WordPress é seu ecossistema e comunidade.
Você encontrará milhares de plug-ins de terceiros para personalizar ainda mais o WooCommerce, gratuitamente no diretório oficial do WordPress ou em lojas especializadas.
Estatísticas de rastreamento/marketing
Shopify dá acesso para rastrear suas estatísticas por padrão, diretamente do seu painel.
De relance, você terá uma visão geral de muitas estatísticas, como suas vendas, número de visitas recebidas (por tipo de dispositivo, fonte de tráfego etc.), taxa de conversão etc.
Gostei do fato de você poder criar relatórios sobre vários temas (vendas, aquisições, margem, financeiro etc.) e também personalizá-los aplicando seus próprios filtros.
Isso é muito bom se você quiser dar aos seus clientes uma visão geral concreta de como está a loja deles, por exemplo.
Finalmente, Shopify permite-lhe aceder em tempo real às visitas ao seu site, bem como às encomendas e vendas efetuadas.
Com o WooCommerce, também é possível acessar muitos dados por meio do menu “Analytics” do seu painel.
Isso lhe dá acesso a dados precisos sobre suas vendas de produtos, pedidos, downloads, códigos promocionais, etc.
Você ainda tem a possibilidade de filtrar suas estatísticas de acordo com o período de sua escolha, segmentar e até baixar esses dados no formato CSV.
Mas está muito longe dos detalhes oferecidos pelo Shopify. Para um acompanhamento avançado de suas estatísticas, você terá que conectar sua loja ao Google Analytics (o que você pode fazer com o plugin MonsterInsights).
Em termos de marketing e afiliação, ambas as plataformas têm opções, desde que instale um plugin à sua escolha.
Por exemplo, o Mailchimp, que você pode usar para enviar newsletters, fazer marketing por e-mail ou relançar carrinhos abandonados.
Blogar
Mesmo que seu objetivo – e sua prioridade – seja certamente fazer o maior número possível de vendas, montar um blog em sua loja pode ser um excelente retorno do investimento.
Em primeiro lugar, o conteúdo relevante e útil que ajuda seus usuários pode ajudá-lo a atrair mais tráfego e potencialmente mais clientes.
Em segundo lugar, o conteúdo de qualidade também reforçará a imagem da sua marca e o posicionará como um especialista. Você também será capaz de fidelizar o cliente.
Entre as duas plataformas, o WordPress me parece ser a melhor ferramenta para blogs, e não apenas porque foi originalmente projetado para isso.
O Shopify possui um mecanismo de blog integrado e você poderá escrever suas postagens e gerenciar comentários sem se preocupar.
Por outro lado, você terá menos configurações. Por exemplo, você não poderá criar URLs personalizados para agradar o Google.
A Shopify adicionará as categorias “blogs” e “notícias” ao URL do seu artigo.
Dropshipping com WooCommerce ou Shopify
Se você realmente gosta de comércio eletrônico, aposto que já ouviu falar dessa palavra da moda: dropshipping.
A ideia? Para permitir que um e-comerciante venda produtos que não mantém em estoque, contando “com um fornecedor terceirizado para lidar com o armazenamento de estoque e o atendimento de pedidos”.
Ou seja, sua loja funciona como uma simples vitrine e você não tem mais estoque para administrar, nem entrega para garantir.
Então, para fazer dropshipping, devemos ir para WordPress (WooCommerce) ou Shopify?
Em ambas as plataformas, você precisará usar um ou mais plug-ins para vincular sua loja a um revendedor terceirizado.
Como este artigo explica, escolher uma ou outra opção depende do tipo de loja que você deseja lançar.
Se você quiser testar isso com o WordPress, confira nosso artigo dedicado.
WooCommerce / Shopify: quem ganha aqui?
Graças à sua integração com o WordPress, o WooCommerce aproveita o enorme ecossistema que o acompanha e permite muita flexibilidade para personalização.
Como você gerencia seu SEO no Shopify e no WooCommerce?
SEO na Shopify
Sua loja está pronta e devidamente configurada? Para ter a possibilidade de vender os seus produtos ao maior número de pessoas, terá de se tornar visível nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.).
49% dos profissionais de marketing relatam que as pesquisas orgânicas, das quais o SEO depende, têm o melhor ROI de qualquer estratégia de marketing. Além disso, estima-se que 46% das pesquisas de produtos começam no Google.
Você entendeu: otimizar seu SEO está se tornando uma necessidade. Shopify oferece algumas opções úteis nesta área por padrão.
Para começar, você pode editar suas tags de título e meta descrição, que são muito importantes em SEO, sem usar uma ferramenta de terceiros.
Em seguida, Shopify gera automaticamente um sitemap XML. Este último permite facilitar a indexação de suas páginas em um mecanismo de pesquisa.
Shopify também fornece automaticamente um certificado SSL para sua loja depois de adicionar seu domínio personalizado. Um pequeno cadeado aparecerá bem na frente do seu URL.
Isso é simplesmente essencial porque permite que você proteja sua loja; lembre-se de que os visitantes farão pagamentos em seu site.
Além disso, o navegador Google Chrome pune os sites que não estão em HTTPS, indicando ao usuário que ele está navegando em uma página não segura.
Por fim, você também pode criar e gerenciar seus redirecionamentos 301 na interface de administração.
SEO no WooCommerce
Voltamos ao WooCommerce agora. Mesmo que seja naturalmente otimizado para SEO, não está à altura do Shopify, em termos de opções padrão.
No entanto, um plugin gratuito muito famoso permite equipá-lo com todos os recursos necessários. Seu nome? Yoast SEO.
Alex explica como configurá-lo neste artigo.
Se Yoast não combina com você, você também pode recorrer a outras soluções sólidas, como Rank Math, SEOPress ou SEOKEY.
WooCommerce ou Shopify: quem ganha aqui?
WooCommerce tem mais opções para ajustar seu SEO. Por exemplo, no Shopify, você não tem controle total sobre como reescrever suas URLs.
A plataforma adiciona categorias automaticamente (por exemplo, “páginas” antes do nome da página), o que não permite que você as limpe completamente.
No entanto, também vale a pena mencionar que a velocidade do seu site pode afetar sua classificação de SEO (o Google recomenda um tempo de carregamento inferior a 3 segundos no celular).
Nesse sentido, a Shopify é conhecida pela rapidez, já que hospeda seus sites em servidores próprios.
Com o WordPress, é mais provável que você tenha surpresas ruins nessa área se usar um host de baixa qualidade. Cuidado com isso.
Se você quiser saber mais sobre como otimizar seu SEO, confira nosso guia.
WooCommerce vs Shopify: Como você pode garantir a segurança do seu site em ambas as plataformas?
Se você usa o Shopify, pode ficar tranquilo: a plataforma cuida de tudo em termos de segurança, seja manutenção, atualizações ou até mesmo corrigir qualquer falha de segurança do seu site.
No WooCommerce, é um jogo diferente.
Mesmo que o plug-in seja desenvolvido e mantido pela Automattic (o principal colaborador do WordPress.org), que garante a conformidade com os padrões de código em termos de segurança, você é o único responsável e gerencia como um garotão.
Em termos concretos, você deve:
Atualize o WordPress Core, seus temas e plugins o mais rápido possível.
Aplique boas práticas de segurança, como usar um plug-in dedicado como o iThemes Security.
Instale um certificado SSL e mude seu site para HTTPS.
Use um host sólido com servidores seguros, como o oferecido pela Bluehost (link afiliado).
WooCommerce vs Shopify: quem ganha aqui?
Tudo depende do quanto você está envolvido: se você não quer se envolver, Shopify será perfeito para você.
Por outro lado, se você deseja ter controle total sobre a segurança do seu site, o WordPress oferece mais latitude.
Ajuda e suporte em ambas as plataformas
Suporte na Shopify
Atrás de sua tela, posso ver você reclamando. Como você adiciona esse maldito recurso, você diz?
Como sair sem alertar os serviços de emergência?
Shopify tem várias coisas que você pode fazer para evitar uma crise:
Uma barra de pesquisa proeminente na parte superior de sua interface administrativa fornece acesso a recursos específicos
Uma Central de Ajuda: documentação onde basicamente você é informado sobre como configurar e gerenciar sua loja
Recursos: vídeos, webinars, postagens de blog e fóruns da comunidade, que têm mais de 900.000 membros
Eventos organizados presencialmente ou remotamente através de webinars
Enviar recursos por e-mail assim que sua loja estiver configurada. Fui apresentado a estratégias para direcionar o tráfego direcionado para minha loja, como permitir que os pagamentos sejam pagos e como alcançar milhões de compradores.
Ferramentas gratuitas para gerir o seu negócio: criador de logótipo, gerador de nome de domínio e nome de empresa, modelo de fatura ou talão de vencimento, etc.
Ao optar por um plano pago – chegaremos a isso – você tem acesso a e-mail, bate-papo ou suporte por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana
Você também pode contratar um especialista da Shopify, por uma taxa, para cuidar dos aspectos técnicos (por exemplo, desenvolvimento ou design web) ou marketing (vendas, conteúdo, etc.)
Em suma, você é levado pela mão e acompanhado durante todo o seu processo de aprendizagem.
Suporte no WooCommerce
E o WooCommerce? Você poderá encontrar ajuda, mas não será tão “direta”.
Sendo o WooCommerce um plugin do WordPress, você terá acesso a uma comunidade enorme e ativa. Você pode encontrar soluções para seus problemas em:
WooCommerce vs Shopify: quem ganha aqui?
Claramente, o suporte será rápido e personalizado no Shopify, especialmente se você optar por um plano pago.
Ficará mais solto no meio da selva com o WooCommerce, embora a pluralidade de opções existentes muito provavelmente lhe permita encontrar uma solução para o seu problema.
Quais são as diferenças de preço entre as duas opções?
Preços da Shopify
Shopify oferece três pacotes pagos:
Básico (US$ 29/mês). No momento da redação deste artigo, este pacote era oferecido a US$ 1/mês por 3 meses.
Shopify (US$ 79/mês)
Avançado (US$ 299/mês)
Em comparação com o pacote “Básico”, os pacotes “Shopify” e “Avançado” permitem que você crie mais contas de funcionários e cobre taxas de transação mais baixas se usar um gateway de pagamento (2% para “Básico”, em comparação com 1% e 0,5% para os pacotes “Shopify” e “Avançado”, respectivamente).
Com a Shopify, a vantagem é que você sabe exatamente quanto vai pagar por mês: tudo está incluso no mesmo pacote.
Observe que a compra de aplicativos e um tema premium pode aumentar significativamente a conta.
Preços do WooCommerce
O WooCommerce, por outro lado, é um plugin gratuito. No entanto, você terá que pagar custos adicionais:
Hospedagem e nome de domínio da sua loja. Em média, conte de $ 30 a $ 85 por ano para esses dois elementos (por exemplo, no Bluehost [link afiliado]).
A conta pode ficar mais cara se você quiser obter um tema e plugins premium. Os preços irão variar de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, um tema infantil Storefront custa US$ 39.
A manutenção do site é um custo em termos de tempo se você fizer isso sozinho.
WooCommerce ou Shopify: quem ganha aqui?
É difícil dizer, mas eu diria WooCommerce.
Em primeiro lugar, você ainda tem controle sobre a maioria de suas despesas (você pode escolher se deseja usar plugins gratuitos ou pagos).
Em segundo lugar, se você tem um negócio na Internet com um grande site de comércio eletrônico para administrar, provavelmente estará de olho no pacote mais avançado do Shopify: “Avançado”.
Por $ 299/mês, o custo parece muito alto para mim. Isso é mais de US$ 3.500/ano e mesmo que não seja fácil comparar detalhadamente, parece-me que o WooCommerce será mais acessível, mesmo que você tenha que usar vários plugins premium (alguns deles são pagamentos únicos, pelo maneira).
WooCommerce vs Shopify: Qual você deve escolher?
Aqui você está no final desta comparação entre WooCommerce e Shopify.
Você ainda está hesitando entre as duas plataformas?
Aqui estão alguns pontos finais para ajudá-lo a decidir.
Ao escolher, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
Quais recursos essenciais sua loja deve ter?
Quais são as perspectivas de desenvolvimento da sua loja?
Quais são suas habilidades técnicas: você sabe codificar ou planeja começar a codificar?
Que orçamento você quer gastar com isso?
Quer estar envolvido na manutenção e segurança da sua loja online?
Quais são os volumes de vendas que você espera fazer nos primeiros 18 meses de existência do seu site de comércio eletrônico?
Para deixar ainda mais claro, aqui estão nossas conclusões sobre essas duas ferramentas.
Shopify será particularmente adequado para pessoas não técnicas e iniciantes que desejam ser pegos pela mão e não precisam se preocupar com a manutenção e segurança de seu site.
Sem nenhum conhecimento de ambas as ferramentas, criar uma loja de comércio eletrônico sem dúvida será mais rápido com Shopify do que com WooCommerce.
Na verdade, você pode obter uma primeira impressão gratuitamente durante o período de avaliação de 3 dias.
Se você deseja ter controle sobre todos os aspectos do seu site, possui algum conhecimento técnico e deseja uma ferramenta o mais flexível possível, o WooCommerce é para você.
As possibilidades de customização são mais amplas, principalmente pela infinidade de plugins dedicados.
Não se esqueça que se você já usa o WordPress, será mais fácil se acostumar, mas ainda precisa levar em conta uma fase de aprendizado para começar a dominar o plugin.
Para saber mais sobre outras alternativas ao gigante WooCommerce, confira nossa ótima comparação.
Então, você fez sua escolha? Qual opção você usa e o que acha?
Seus comentários e opiniões são bem-vindos nos comentários. Vá para os seus teclados, acontece logo abaixo: agora é com você!
Sobre o autor
Equipe WPMarmite
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