Alguns países ao redor do mundo estão adotando as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web do World Wide Web Consortium (WCAG 2.0 e WCAG 2.1) e integrando partes delas em sua legislação oficial.
Você provavelmente está ciente de que há uma ampla gama de ferramentas e serviços automatizados para ajudá-lo a testar a acessibilidade do site. Se você tem sido consciencioso em manter a acessibilidade online, pode ser tentador descartá-los como um gasto desnecessário. No entanto, mesmo com atenção meticulosa, a acessibilidade é uma tarefa muito grande para ser moderada inteiramente à mão.
O teste de acessibilidade na web pode ser automatizado?
Sim. As ferramentas automatizadas de teste de acessibilidade permitem auditar milhares de documentos, páginas da Web ou até vários sites simultaneamente. O teste de acessibilidade manual, por outro lado, exige que um indivíduo ou equipe de especialistas em acessibilidade filtre o conteúdo e o código de um site manualmente para localizar problemas de acessibilidade.
Além de economizar tempo e recursos da sua organização, um recurso importante do teste de acessibilidade automatizado é que ele fornece verificações de conformidade de acessibilidade em todo o seu conteúdo continuamente. Isso significa que você pode se concentrar em prevenir e corrigir problemas de acessibilidade, em vez de perder um tempo valioso vasculhando seu(s) site(s) para localizá-los.
O que o teste de acessibilidade automatizado verifica?
Esteja você apenas começando a se aprofundar na acessibilidade ou se esforçando para se manter atualizado com os padrões mais recentes, o software projetado para identificar áreas que não atendem às diretrizes WCAG pode economizar muito tempo e trabalho.
As ferramentas automatizadas de teste de acessibilidade verificam o código do seu site para encontrar erros comuns de acessibilidade e sinalizar possíveis problemas. Esses softwares verificam seu site em relação aos padrões de acessibilidade reconhecidos globalmente, principalmente as Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web (WCAG).
Os principais problemas que o software de acessibilidade automatizada pesquisará em seu site incluem:
Estrutura e navegação da página
- Detecção de problemas com menus ou navegabilidade do site
- Sugestão de melhorias para usuários que dependem de tecnologias assistivas para navegação
- Verificando títulos de seção apropriados
- Identificação de regiões da página que precisam ser marcadas para facilitar a orientação
Legibilidade e contraste de cores
- Verificar o tamanho da fonte e a análise para garantir a legibilidade ideal
- Identificação de fontes com alta complexidade de caracteres ou ambigüidade
- Verificando o espaçamento e o peso das fontes
- Contraste suficiente entre a fonte e os elementos de fundo
Links internos e externos
- Identificação de frases de link não informativas, como “clique aqui”
- Verificar os elementos de focalização e foco dos hiperlinks para garantir que sejam facilmente identificáveis
- Detecção de links quebrados ou vazios
Textos alternativos e textos âncora
- Identificação de imagens que não possuem texto alternativo
- Verificação de entradas baseadas em texto alternativo para elementos da web, como ícones e emojis
- Verificar texto alternativo e texto âncora não é repetitivo ou redundante
Acessibilidade de PDF
- Verificar se as imagens em PDFs têm conteúdo alternativo
- Identificação de documentos PDF sem marcadores
- Garantir tabulação correta e ordem de leitura em arquivos PDF
- Verificando o uso de elementos de tabela para marcação em documentos PDF
- Verificação de controles de formulário interativos em arquivos PDF
Verificando os botões
- Garantir que os botões sejam grandes o suficiente para serem facilmente clicados
- Verificação da presença de botões para aumentar o tamanho da fonte e o espaçamento na página
- Verificando a presença de botões para recarregar a página
- Verificar se todos os botões estão rotulados com precisão
Revisão de HTML e CSS
- Verificando problemas na análise de HTML
- Garantir que o idioma da página seja identificado corretamente na tag HTML
- Embora não seja uma lista totalmente abrangente, esses são alguns dos problemas de acessibilidade mais comuns que o teste de acessibilidade automatizado ajuda a identificar rapidamente em seu site.
Por que garantir que as verificações de acessibilidade na Web sejam automatizadas é fundamental para a conformidade
Embora o teste de acessibilidade manual tenha muitos benefícios, muitas vezes é proibitivamente demorado e requer um alto nível de conhecimento de acessibilidade – abrindo verificações manuais para erro humano e potencialmente levando à não conformidade.
Algumas das vantagens do teste de acessibilidade automatizado são:
- Pode ser feito por alguém sem conhecimento especializado em acessibilidade.
- Muitas vezes mais barato do que contratar um especialista em acessibilidade interno.
- Identifique erros recorrentes de acessibilidade com facilidade.
- Verifique milhares de páginas simultaneamente, fornecendo uma visão geral abrangente do status de acessibilidade do seu site em minutos.
- Identifique vários erros causados por um único problema raiz.
- Os recursos de priorização de tarefas geralmente são incluídos, para que os problemas mais críticos possam ser resolvidos primeiro.
- Treine e eduque sua organização sobre questões de acessibilidade ao longo do tempo.
- Acompanhe sua conformidade de acessibilidade e progresso ao longo do tempo, com funções de relatório disponíveis em muitas ferramentas.
- Compartilhe tarefas e resultados de acessibilidade facilmente compreensíveis entre departamentos, incluindo gerentes de sites, designers e criadores de conteúdo.
Na prática, a melhor abordagem para muitas organizações será uma abordagem híbrida de testes de acessibilidade automatizados e manuais. O teste de acessibilidade automatizado deve ser sua primeira linha de defesa, ajudando você a identificar e resolver a maioria dos problemas de correção rápida antes de avançar para áreas que exigem mais análise e entrada humana com testes manuais detalhados. No entanto, sua decisão também dependerá do tamanho e do número de sites que você gerencia, bem como da capacidade de uso do seu sistema de gerenciamento de conteúdo.
Como automatizar o teste de acessibilidade com o Siteimprove
O teste de acessibilidade automatizado usando uma solução de acessibilidade automatizada especializada é o melhor ponto de partida para melhorar os níveis de acessibilidade do seu site. Embora existam muitas ferramentas e verificadores gratuitos disponíveis para ajudá-lo nessa tarefa, eles tendem a localizar apenas problemas básicos de acessibilidade, sem fornecer explicações ou recomendações para corrigi-los.
A solução de teste de acessibilidade automatizada do Siteimprove é diferente. Ele ajuda você a identificar os principais problemas de acessibilidade em seu site em minutos, comparando o código e o conteúdo do site com os Padrões WCAG.
Mas encontrar os problemas é apenas metade do trabalho, então o Siteimprove faz acessibilidade digital ainda mais simples de entender, implementar e manter com um processo passo a passo que orienta sua equipe em conformidade e implementação das práticas recomendadas de acessibilidade. A chave para isso é usar os insights da ferramenta para visualizar os erros de acessibilidade do seu site por criticidade, para que fique sempre claro quais problemas precisam ser resolvidos primeiro. Como muitos gerentes de sites não são especialistas em acessibilidade, o Siteimprove Accessibility também fornece explicações claras e recomendações acionáveis para entender e corrigir erros – incluindo referências a técnicas oficiais de remediação WCAG.
A interface do usuário da ferramenta Siteimprove também foi projetada para tornar o teste de acessibilidade automatizado o mais simples possível. Ele se integra facilmente a todos os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo, o que significa que você pode ver os problemas destacados diretamente em sua página da Web ou em seu código, para que você possa corrigi-los.
Por fim, o monitoramento do progresso é obrigatório para qualquer organização que leve a sério sua acessibilidade digital. É por isso que o Siteimprove Accessibility incentiva você a acompanhar seu progresso em direção à conformidade com as WCAG ao longo do tempo, com uma única pontuação de acessibilidade para todo o site e uma lista de problemas resolvidos, juntamente com a configuração de meta de acessibilidade personalizável.
Quem pode se beneficiar do teste de acessibilidade automatizado?
A resposta curta é – todos os tipos de organização! Tanto o setor privado quanto as instituições públicas devem garantir que seus sites sejam acessíveis para evitar repercussões legais e cumprir os principais regulamentos de acessibilidade nos EUA, como o Americans with Disabilities Act (ADA). Use nosso conformidade com a ADA verificador de sites para mais informações.
Organizações de alto nível, da Amazon à Harvard University e à Domino’s, enfrentaram processos de discriminação relacionados à acessibilidade. Além do custo dessas ações judiciais, sites inacessíveis levam a grandes danos à reputação e à marca, e é por isso que é tão importante auditar regularmente seu site em busca de bloqueadores de acessibilidade usando ferramentas automatizadas de teste de acessibilidade.
O teste de acessibilidade automatizado regular tem outros benefícios importantes, incluindo a otimização de rotina manutenção do site. Ao identificar correções críticas de acessibilidade crítica e menores que podem ser incorporadas aos fluxos de trabalho existentes continuamente, as melhorias de acessibilidade não se tornam um problema de gargalo que atrasa sua equipe digital.
Sites acessíveis também tendem a ser recompensados com classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa. Para organizações que planejam reformulações de sites em grande escala ou migrações de sites, o teste de acessibilidade automatizado é especialmente importante para mantendo suas classificações nos mecanismos de pesquisa, detectando erros de acessibilidade inesperados ou acidentais que, de outra forma, os empurrariam rapidamente para baixo nas classificações, como falha na cópia do texto alternativo da imagem ou uma nova paleta de cores inacessível.
Quais são as limitações do teste automatizado de acessibilidade do site?
Apesar de todas as vantagens de executar testes de acessibilidade automatizados agendados regularmente, qualquer site saudável também deve incluir testes manuais em seus planos. Existem áreas em que uma ferramenta automatizada não pode determinar problemas de acessibilidade, mas um humano real pode.
Essas áreas incluem fazer verificações para garantir que todas as facetas de uma página possam ser acessadas com navegação somente pelo teclado. Também envolve detecção de problemas de contraste de cores que dificultam as páginas para alguns usuários ler; verificando HTML5 e problemas de acessibilidade na Web nos aplicativos de Internet avançados acessíveis (WAI-ARIA ) elementos para codificação de boas práticas; e testar a compatibilidade com os principais leitores de tela.
O ponto principal é que testar a acessibilidade do site de forma regular e completa é uma obrigação no ambiente online de hoje. Com o advento das WCAG e junto com os regulamentos de acessibilidade, um número cada vez maior de idosos confiando na internet, é importante uma experiência de site que forneça acesso igual a todos os usuários.
Quer sua organização seja nova no mundo do conteúdo acessível ou esteja procurando melhorar sua abordagem atual, uma combinação bem pensada de testes manuais e automatizados de acessibilidade ajudará muito a manter seu site utilizável para todos que precisam dele.
O verificador de acessibilidade gratuito do Siteimprove auxilia no teste manual de acessibilidade, permitindo que você verifique páginas da Web individuais em busca de problemas de acessibilidade com feedback visual rápido. A análise é feita diretamente no seu navegador Google Chrome, para que você possa obter uma visão geral imediata na página de quaisquer problemas de acessibilidade, explicações sobre como eles afetam os visitantes do seu site e orientação para corrigi-los em qualquer página, incluindo áreas protegidas por senha.