Yoast SEO, All in One SEO, Rank Math e SEOPress: o cenário de plug-ins de SEO é dominado por esses quatro principais players.
Esses plug-ins estão ativos em mais de 9 milhões de sites WordPress, o que diz muito sobre seu controle.
Poderosos e bem estabelecidos no ecossistema há vários anos, eles ainda não desencorajaram todos a começar, apesar de seu domínio esmagador.
Estes quatro estão esmagando a competição.
Entre as novidades no mercado de plugins de SEO, existe até um desafiante francês, que sonha em ser grande: o SEOKEY.
Desenvolvido e mantido por uma equipe de especialistas em SEO e WordPress, ele tem alguns recursos muito sérios a oferecer. Descubra tudo sobre eles neste tutorial.
O que é SEOKEY?
SEOKEY é um plugin de SEO para WordPress. Ele permite que você audite seu site e otimize seu conteúdo para ajudá-lo a melhorar sua visibilidade em mecanismos de pesquisa como o Google.
SEOKEY é baseado em um modelo freemium. Oferece duas versões:
Uma versão gratuita, que você pode ativar diretamente no painel do seu site WordPress. Você também pode encontrá-lo e baixá-lo no diretório oficial de plugins.
Uma versão Pro, com mais recursos, disponível a partir de $ 49/ano para uso em um site (voltarei a isso em uma seção dedicada).
Um plugin lançado em 2022 e… made in France!
SEOKEY é um plugin muito jovem, no momento em que escrevo estas linhas. A versão Pro do plug-in foi lançada em abril de 2022, enquanto o plug-in gratuito está disponível desde julho de 2022.
É um projeto da agência francesa SeoMix, especializada em SEO para WordPress.
Se você está acostumado a ler o blog WPMarmite ou frequentar WordCamps e outros eventos profissionais dedicados a SEO, provavelmente já ouviu falar do fundador da SeoMix: Daniel Roch.
Ele e sua equipe têm falado sobre o SEOKEY e seu próximo lançamento por muitos meses. Desta vez, está realmente acontecendo!
Mas por que um novo plugin de SEO, afinal?
Deve-se dizer que o desenvolvimento deste plugin levou tempo, a fim de torná-lo o mais completo possível.
A aposta — oferecer um novo plugin de SEO no WordPress — é bem ousada, sabendo da acirrada concorrência que reina nesse setor.
Para um recém-chegado com mais de 200 instalações ativas, a equação é complexa.
Como ele pode encontrar um lugar no meio de gigantes como Yoast SEO (mais de 5 milhões de instalações ativas), All in One SEO (mais de 3 milhões de instalações ativas), Rank Math (mais de 1 milhão de instalações ativas) ou SEOPress (mais de 200 mil instalações ativas)?
Bem, a equipe SeoMix tem suas próprias opiniões sobre o assunto. Para se destacar da concorrência, a SeoMix se concentrou em três aspectos principais para seu plugin:
Facilidade de uso, com explicações formuladas em linguagem simples (sem jargões ou termos técnicos).
Uma interface ergonômica, para ajudar o usuário a começar rapidamente e evitar se perder em menus complexos e intermináveis.
“Tudo que uma pessoa precisa para melhorar a visibilidade de um site”, como mencionam no site dedicado ao plugin.
Você encontrará ótimas opções para impulsionar o SEO do seu site WordPress. Mais detalhes sobre este assunto na próxima seção.
Quais são os principais recursos do SEOKEY?
Na tentativa de desenvolver um plug-in mais abrangente do que o oferecido pela concorrência, a equipe da SeoMix aproveitou sua experiência.
Ao trabalhar com “plugins de SEO para melhorar o SEO dos sites de [seus] clientes”, eles se depararam com um problema. Eles estavam perdendo “recursos-chave que realmente precisávamos para trabalhar no SEO de nossos clientes”.
Para resolver essas preocupações, a SeoMix optou por integrar esses recursos ausentes no SEOKEY. Por exemplo, você se beneficia de:
Monitoramento de redirecionamentos automáticos
Envio automático do seu site para o Google Search Console
Um editor de texto alternativo para suas imagens
Mas isso não é tudo, longe disso. Um dos principais ativos da SEOKEY, segundo seus fundadores, é o módulo de auditoria global do seu site.
Este último, que apresentarei em detalhes mais adiante, sugere otimizações para corrigir seus problemas de SEO.
Finalmente, uma vez ativado o SEOKEY no seu WordPress CMS, as otimizações técnicas automáticas permitirão que você melhore alguns problemas de SEO em um clique (sitemaps, tags canônicas, feeds RSS, arquivos por data, comentários, etc.)
Tanto para a visão geral deste plugin de SEO singular. Agora vamos descobrir como funciona por dentro. Para isso, começarei detalhando como instalá-lo e configurá-lo.
Para este teste, usei a versão paga do SEOKEY. Ele contém opções adicionais para auditoria de SEO, otimização de seu conteúdo, redirecionamentos e opções relacionadas ao Google Search Console.
Como configuro o plug-in SEOKEY?
Um prático assistente de configuração para começar
Ao ativar o SEOKEY pela primeira vez, você ficará surpreso ao ver um assistente que o leva pela mão.
Clique em “Launch SEO Wizard” para começar:
Você será levado a uma página que mostra as diferentes etapas para configurar o plug-in. Outro ponto interessante: o SEOKEY detectou que eu estava usando o Yoast SEO no meu site e se ofereceu para importar todos os dados desse plugin para mim:
Em detalhes, aqui está o que o SEOKEY ajuda você a configurar, em poucos cliques:
Seu conteúdo: SEOKEY orienta você a saber se deve exibir/ocultar determinados tipos de conteúdo para o Google: postagens, páginas, taxonomias ou páginas de autor. Para facilitar sua vida, o plug-in já definiu as configurações ideais para você. Para entender os meandros, são fornecidas explicações para cada configuração.
Suas metas e URLs: Aqui você pode escrever as tags de descrição de título e meta para a página inicial do seu site WordPress. O plug-in também permite remover e redirecionar o prefixo /category/ nas URLs da categoria, pois não é relevante para o Google.
Acesso ao Search Console. Para obter dicas adicionais de SEO, o SEOKEY permite que você acesse sua conta do Google Search Console, uma ferramenta gratuita que fornece muitas informações sobre SEO (erros em seu site, análise de pesquisa, links, status de indexação, erros de rastreamento, etc.).
As otimizações de SEO permitem que você corrija os problemas detectados com um clique. Você pode deixar o plug-in lidar com tudo automaticamente ou manter o controle fazendo as otimizações de sua escolha, caso a caso.
Uma auditoria de SEO. No final, a SEOKEY sugere que você inicie uma auditoria global do seu site que analisará seu conteúdo, aspectos técnicos e oferecerá recomendações de SEO. Vou dedicar uma seção dedicada a isso em um momento, então fique por aqui.
Para finalizar esta parte do assistente de configuração, observe que o SEOKEY é capaz de detectar a presença de outros plugins de SEO já instalados. Em seguida, recomenda que você os desabilite para evitar um conflito. Por favor, considere fazer isso em casa, se você vir essa mensagem:
Configurações concisas, eficientes e legíveis
Vamos agora dar uma olhada nos diferentes menus de configurações do SEOKEY. Já podemos ver que a interface está limpa e legível.
Então, você não fica sobrecarregado com opções infinitas. Na maioria das vezes, a execução de uma operação leva apenas um clique, graças aos botões diretos de chamada para ação.
Dê uma olhada neste exemplo. Se você deseja executar uma auditoria de SEO, basta clicar no botão correspondente:
Para fazer ajustes posteriormente, ao longo da vida do seu site, basta aceder a um dos sete submenus à sua escolha:
Aqui eles são detalhados um por um:
O Dashboard exibe sua pontuação de SEO (após a auditoria que você realizou) e dá acesso à caixa de ferramentas SEOKEY (redirecionamentos, editor de tags ALT), bem como às configurações e suporte do plug-in.
A auditoria permite que você inicie uma auditoria de SEO do seu site.
SEO Optimizations apresenta os problemas técnicos que o plugin corrige automaticamente.
Redirecionamentos permite adicionar redirecionamentos 301, detecta possíveis erros 404 e redirecionamentos automáticos e permite corrigi-los.
O editor ALT permite adicionar ou atualizar os textos alternativos de suas imagens.
Configurações dá acesso, através de várias abas, às opções de personalização oferecidas no assistente de configuração.
Ajuda e suporte redireciona para o suporte do plug-in.
Resumindo, a interface é agradável, a navegação é fluida e o plugin é muito fácil de usar.
Sem transição, proponho agora apresentar a você um dos principais ativos do SEOKEY: seu famoso módulo de auditoria global de sites.
Como funciona o módulo de auditoria global do site?
Para utilizar este módulo, basta lançar uma auditoria através do menu SEOKEY > Auditoria.
O plug-in analisará seu site por um período de tempo mais curto ou mais longo, dependendo do tamanho do seu site.
No meu caso, demorou apenas 20 segundos. E rapidamente descobri que tinha muito trabalho a fazer para otimizar o SEO do meu site, que está abandonado há muito tempo ^^ :
Há muito vermelho e muito trabalho pela frente.
Você pode dizer que conhecemos alunos melhores do que eu, mas não entre em pânico. Eu tenho o que preciso para consertá-lo. Para me orientar, o SEOKEY lista dois tipos de problemas, em duas guias:
Problemas de conteúdo. No meu caso, o SEOKEY detectou 32 problemas, como conteúdo muito curto, falta de links internos, imagens sem descrição etc.
Problemas técnicos. O SEOKEY verifica a presença ou ausência dos seguintes problemas: links redirecionados, configurações incorretas de HTTPS ou CMS, links inúteis no código-fonte, mapas de sites e arquivos robots.txt não otimizados, etc.
A terceira guia, intitulada “Visualizar todas as URLs com problemas”, lista todos os problemas identificados (conteúdo + técnico) por URL:
Em geral, um código de cores (vermelho, laranja ou azul) indica a importância do problema a ser corrigido e sua ordem de prioridade de acordo com seu impacto no SEO (sendo o vermelho a prioridade nº 1):
Para cada problema, o SEOKEY detalha o que está errado. Para descobrir, clique no botão “Ver tudo” para cada problema:
No final, você entendeu: se você quiser explodir sua pontuação de saúde de SEO e atingir a super pontuação de 100/100, basta lidar com cada problema um por um.
É um trabalho árduo, com certeza. Mas pelo menos você sabe exatamente o que precisa mudar. Chega de dores de cabeça para saber o que pode atrapalhar sua visibilidade nos buscadores.
Depois dessa importante etapa da auditoria de SEO, vamos para uma etapa obrigatória: a otimização do seu conteúdo, caso a caso.
Como otimizar um conteúdo (post/page) com SEOKEY
Para otimizar o SEO on-page de seus posts e páginas (ou seja, a otimização de seu conteúdo), acesse o editor de conteúdo do WordPress.
Na parte inferior da página ou postagem, você terá uma inserção SEOKEY:
Aqui está o que você verá:
Uma visão geral do desempenho de SEO do seu conteúdo, desde que você permita que o SEOKEY acesse sua conta do Search Console. Você pode ver o número de cliques gerados, a posição média do conteúdo e o número de palavras-chave conhecidas.
Seu objetivo de SEO. Ao preencher a palavra-chave principal do seu conteúdo, a SEOKEY poderá oferecer mais conselhos.
Otimização e auditoria do seu conteúdo. Na guia “Dados do mecanismo de pesquisa”, você pode modificar as tags de título e meta descrição do seu conteúdo, conforme oferecido por outros plug-ins de SEO, como Yoast, Rank Math ou SEOPress.
A aba “Auditoria de conteúdo” sugere otimizações para ganhar visibilidade. Por exemplo, SEOKEY detectou em meu post que o título é muito curto:
Uma análise mais detalhada dos redirecionamentos e do editor ALT do SEOKEY
Além da auditoria de SEO e da otimização on-page do seu conteúdo, o SEOKEY também se concentra em dois outros elementos.
Como adicionar um redirecionamento com SEOKEY
Através do menu SEOKEY > Redirections, você pode primeiro adicionar redirecionamentos 301 de forma muito simples. Basta especificar o URL de origem (a página a ser redirecionada) e seu destino (seu novo URL):
Graças a esse recurso, você não precisa se preocupar com um plug-in dedicado, como o Redirection.
Além disso, o SEOKEY irá notificá-lo sobre erros 404 detectados em seu site, bem como redirecionamentos automáticos executados pelo WordPress sem avisá-lo. E, claro, você pode corrigi-los rapidamente.
Um redirecionamento permite redirecionar automaticamente um visitante que deseja acessar um URL A (por exemplo, https://mysupersite.com), para um URL B (por exemplo, https://mygreatsite.com). Você deve adicionar um quando o URL de um conteúdo foi modificado ou quando você o excluiu.
Um erro 404 é uma página da web que não existe mais. Você pode corrigi-lo adicionando um redirecionamento.
Como otimizar os textos alternativos das suas imagens
Além dos redirecionamentos, o plug-in SeoMix SEO também oferece um editor de texto alternativo para suas imagens.
Este editor permite que você preencha o atributo “alt” de suas imagens, ou seja, o texto alternativo usado para descrever uma imagem. Este texto aparece na tela quando uma imagem não pode ser exibida para seus visitantes (por exemplo, seu site não pode ser carregado ou a imagem não pode ser encontrada).
Por padrão, o WordPress já oferece a possibilidade de preencher este texto alternativo e modificá-lo, assim que você adicionar uma imagem ao seu site:
Então, por que diabos o SEOKEY está incomodando você com seu editor de texto alternativo?
Bem, simplesmente porque quando você edita o texto alternativo em sua biblioteca de mídia, o WordPress “não atualiza o texto alternativo para a mídia já existente em seu conteúdo. Cabe a você corrigi-los manualmente”, diz SEOKEY.
A menos que você use seu editor de texto alternativo, acessível através do menu SEOKEY > ALT Editor.
Basta preencher a descrição de sua escolha na caixa fornecida para cada imagem:
Ao otimizar o texto “alt” de suas imagens, você aumenta o SEO de suas imagens, melhorando a acessibilidade de seu conteúdo.
Concluímos esta análise dos recursos do plug-in. Na próxima parte, falarei sobre seus preços.
Quanto custa o SEOKEY?
Uma oferta gratuita bastante completa, mas..
O SEOKEY tem uma versão gratuita bastante abrangente. Você pode ativá-lo no admin do WordPress, através de Plugins > Adicionar.
Esta versão é ideal para avaliar o plug-in e ver se ele atende às suas necessidades.
No entanto, como você pode imaginar, ele não possui todas as opções oferecidas por uma licença paga. Se você optar pela oferta gratuita:
A auditoria de SEO será simplificada (sem análise técnica, sem recomendações de SEO, sem conselhos para otimizar o link interno, etc.).
Você não terá acesso às estatísticas de tráfego de seu conteúdo (número de cliques e impressões de suas páginas e a posição média de todas as palavras-chave que geram tráfego para a página).
Erros 404 e redirecionamentos automáticos não serão detectados.
Você não poderá aproveitar as opções relacionadas à conexão com o Search Console (envio automático de sitemaps e feed RSS).
Para mais detalhes, veja a comparação de recursos nas duas versões nesta página.
Uma oferta paga com três licenças
Para se beneficiar de todas as opções deste plugin de SEO para WordPress, você terá que optar por uma das três licenças pagas oferecidas. Todos eles dão acesso à assistência prioritária (apoio).
Qual licença você escolhe depende de quantos sites você deseja usar o SEOKEY (os recursos são exatamente os mesmos para cada licença):
Você precisa de SEOKEY em um site? Vai custar $ 49 / ano.
Você planeja usar o plug-in em até três sites? O preço é de US $ 99 / ano.
Para uso em 10 sites, a conta será de US$ 199.
Nossa opinião final sobre SEOKEY
Você está prestes a terminar de ler este post. É hora de recapitular o que vimos desde o início, com foco nos pontos fortes e áreas de melhoria do plug-in.
Vantagens do SEOKEY
O módulo de auditoria do site. Este é claramente o ponto forte do plugin. Você não encontrará tantos detalhes e dicas com outros plugins do mercado.
A facilidade de uso: SEOKEY cuida de (quase) tudo para você, explicando o que fazer e por quê. Comparado a outros plugins de SEO, esta é uma grande diferença (e um trunfo para iniciantes).
As otimizações automáticas, que permitem deixar o plugin funcionar como um grandalhão, sem precisar colocar a mão no código.
A interface do usuário, que tem o mérito de ser clara e sem jargões desnecessários.
Importação de dados com um clique do Yoast, Rank Math e SEOPress. Útil se você usa atualmente um desses plugins e deseja mudar para SEOKEY.
Como o plug-in é jovem, provavelmente continuará evoluindo e melhorando para deixar sua marca no mercado. Você pode ver seu roteiro no Trello.
A equipe responsável por seu desenvolvimento e manutenção possui experiência em SEO e WordPress.
Áreas de melhoria
A SEOKEY não oferece o uso de suas licenças premium em um número ilimitado de sites.
As recomendações para otimizar o SEO on-page são poucas. Como estou acostumado com o Yoast, isso me deixou um pouco estranho no começo. Mas é um viés do plugin e cavando um pouco, percebemos que muitas otimizações acontecem automaticamente, em segundo plano.
O SEOKEY poderia eventualmente oferecer integrações com ferramentas de SEO como Ahrefs ou Semrush, e também com construtores de páginas como Elementor.
Quem deve usar o SEOKEY?
Na minha opinião, SEOKEY é para todos os tipos de público.
Simples de aprender, rápido de configurar e sem jargões técnicos insuportáveis, pode muito bem servir iniciantes que desejam começar a otimizar sua visibilidade online.
Técnicos de SEO mais experientes também podem se beneficiar, especialmente graças a alguns recursos essenciais (404 e gerenciamento de redirecionamentos, auditoria, etc.).
De minha parte, o plugin me causou uma impressão muito boa. Achei bem-sucedido e o recomendaria para quem deseja adotar um plug-in de SEO pela primeira vez.
Para aqueles de vocês (como eu) que já estão acostumados a usar outro plugin (Yoast, de minha parte), vale a pena dar uma olhada. Se você está satisfeito com o que está usando, não há necessariamente motivo para ir a outro lugar, exceto se:
Você descobre que seu plug-in de SEO atual não tem opções suficientes para suas necessidades.
Você está cansado de criar conflitos com outros plugins (isso acontece de vez em quando com o Yoast).
Você costuma dizer a si mesmo que há muitas configurações em seu plug-in de SEO e que nem sempre entende muito sobre isso. Mas como já existe há X anos, você sempre lidou com isso.
Se você se encontrar em uma das situações acima, dê uma chance ao SEOKEY, especialmente porque ele permite que você importe seus dados do Yoast, Rank Math e SEOPress sem esforço.
Baixe o plug-in SEOKEY:
Então, este plugin pode seduzi-lo, ou talvez você seja um dos primeiros usuários? Dê-me a sua opinião, postando um comentário.
Sobre o autor
Equipe WPMarmite
O WPMarmite ajuda os iniciantes a obter o melhor do WordPress com tutoriais detalhados e análises honestas. Conheça o fundador, Alex, e sua equipe aqui.
Fonte