A redesenho do site é como uma faca de dois gumes. Por um lado, um redesenho de site de SEO pode melhorar a aparência do site, a taxa de conversão, a experiência do visitante e muito mais. Por outro lado, uma reformulação pode colocar em risco as classificações e o tráfego do seu mecanismo de pesquisa.
Neste guia, você aprenderá como colher os benefícios de um redesenho, evitando possíveis armadilhas. Também compartilharemos uma lista de verificação de SEO para reformular o site. Vamos nos aprofundar.
Lista de verificação de SEO para redesenho de sites
- Analise seu site atual.
- Faça um inventário de seu conteúdo de alto desempenho.
- Determine suas metas de SEO.
- Configure redirecionamentos 301.
- Atualize seu si arquitetura.
- Otimize a velocidade da sua página.
- Atualize seu sitemap XML.
< li>Otimize seu conteúdo existente.
Etapa 1: consulte sua equipe de SEO.
Portanto, a reformulação do site está no radar da sua equipe. Antes de fazer uma lista de tarefas para um desenvolvedor da Web, consulte sua equipe de SEO.
“Reúna alguém com conhecimento sobre SEO técnico na sala e realmente ouça-o”, sugere Karla Hesterberg, gerente sênior da HubSpot’s Blog Network. “Ter um site bonito sem uma consultoria técnica de SEO não vai te trazer os resultados que você deseja.”
O SEO pode ajudá-lo a determinar quais alterações prejudicarão o desempenho do seu site na pesquisa. Às vezes, mudanças que parecem pequenas pode ter um grande impacto.
“Coisas que podem parecer relativamente triviais para quem não é SEO durante uma reformulação — como o número de links em uma página ou qual texto é formatado como H2 ou H3 — essas coisas podem realmente aumentar e prejudicar sua capacidade de chegar ao público certo”, diz Hesterberg.
Lembre-se: ao recorrer a um especialista em SEO, você já está configurando seu redesenho para o sucesso .
Etapa 2: analise seu site atual.
Antes de redesenhar seu site, avalie o desempenho de seu site atual. Observe suas classificações em busca de palavras-chave importantes. Examine as métricas e os principais indicadores de desempenho (KPIs ) incluindo:
- Taxa de rejeição.
- Tempo no site.
- Autoridade do domínio.
- O número de envios de formulário.
- O número r de visitantes únicos.
- A quantidade total de vendas geradas.
Com essas informações, você poderá dizer o que já está funcionando, em vez de iniciar seu redesenho do zero.
Dica profissional: ao extrair o restante desses dados, você também deve executar uma auditoria de link para verificar a saúde do seu perfil de link. Você pode analisar todos os seus backlinks com a ferramenta de auditoria de backlink da SEMrush para identificar links com spam, irrelevantes ou de baixa qualidade que possam estar prejudicando a autoridade do seu domínio.
Outras ferramentas que você pode usar para analisar seu site são o Google Analytics, o < a target="_blank" href="https://pagespeed.web.dev/" rel="noopener">PageSpeed Insights e Screaming Frog.
Etapa 3: faça um inventário de seu conteúdo de alto desempenho.
Ao analisar seu site, observe as páginas com mais compartilhamentos, visualizações e links de entrada, bem como para quais palavras-chave essas páginas são classificadas. Você precisa proteger esses recursos em seu site atual durante a reformulação. Você pode prejudicar seriamente as classificações de pesquisa do seu site se não o fizer.
Por exemplo, digamos que você exclua uma página com muitos links de entrada. Links de entrada ajudam os mecanismos de pesquisa a avaliar a qualidade do seu conteúdo e direcionar o tráfego de referência para o seu site. A remoção desta página pode diminuir a classificação e o tráfego de suas palavras-chave.
Lembre-se: você pode evitar esse erro descobrindo qual conteúdo está apresentando um bom desempenho no momento em seu site. Você deve minimizar as alterações nessas páginas durante o processo de reformulação.
Etapa 3: determine suas metas de SEO.
Agora que você entende quais classificações e tráfego do mecanismo de pesquisa você precisa reter, considere como deseja melhorar.
Deseja aumentar a classificação de palavras-chave em 10% este ano? Você quer dobrar o número de visitantes únicos por mês? Você quer que o tráfego orgânico componha mais tráfego de pesquisa do que o tráfego pago?
Dica profissional: para garantir que seu projeto de reformulação seja realista e alinhado com sua estratégia geral de marketing, torne essas metas específicas, mensuráveis, alcançável, relevante e com prazo determinado (ou SMART).
Etapa 4: Otimize seu conteúdo existente.
Para atingir suas metas de SEO, cada página em seu site deve segmentar uma ou duas palavras-chave importantes para seu negócio. Isso garante que sua estratégia de conteúdo seja construída em torno do que seus usuários estão realmente procurando.
Depois de determinar as palavras-chave para cada página, implemente táticas de SEO na página para melhorar suas chances de classificação. Uma prática recomendada é usar sua palavra-chave em toda a postagem, inclusive em:
- O título.
- Parágrafo introdutório.
- Título.
- URL.
- Corpo.
- Meta descrição.
- Tags alternativas de imagem.
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Outra prática recomendada: adicione links para conteúdo relacionado. Isso ajuda os bots e os leitores dos mecanismos de pesquisa a navegar em seu site e a entender a relação entre suas postagens.
Atualizar seu conteúdo dessa maneira levará tempo, e tudo bem. A otimização de conteúdo não é algo que você pode fazer uma vez e riscar a lista. Essas atualizações são algo que você deve fazer continuamente para melhorar.
Dica profissional: ao atualizar as páginas, procure trabalhar de 5 a 10 por semana. Isso garantirá que você esteja progredindo nessas metas de classificação maiores.
Etapa 5: configure redirecionamentos 301.
Quando auditando o conteúdo do seu site, você descobrirá algumas páginas de baixo valor que não valem a pena atualizar. Essas páginas podem estar desatualizadas, redundantes ou irrelevantes para sua empresa. Você provavelmente descobrirá que eles estão trazendo praticamente zero tráfego qualificado.
Essas páginas devem ser removidas ou redirecionadas para maximizar seu orçamento de rastreamento. Esse processo, conhecido como remoção de conteúdo, nem sempre é tão simples como clicar em Ctrl + Alt + Del.
Você pode arquivar com segurança as páginas que não possuem backlinks ou atendem a qualquer outro critério de desempenho. No entanto, convém redirecionar todas as páginas com pelo menos um backlink ou uma classificação inferior a outra página para o mesmo conjunto de palavras-chave.
Você também precisará configurar redirecionamentos se alterar seu URL estrutura. Digamos, por exemplo, que você instale um certificado SSL em seu site. Nesse caso, você precisará redirecionar todas as páginas http://yourwebsite.com para https://yourwebsite.com.
Os redirecionamentos garantem que todos os visitantes ou rastreadores de mecanismos de pesquisa que acabem em páginas excluídas sejam enviados para o conteúdo existente em seu site . É por isso que a configuração de redirecionamentos 301 é considerada uma das etapas mais importantes para reter o tráfego e as classificações. Na verdade, muitas vezes é considerado o mais importante.
Dica profissional: crie uma planilha para registrar e mapear seus redirecionamentos 301 para se manter organizado.
Etapa 6: atualize a arquitetura do seu site.
Depois de podar seu conteúdo, você desejará se concentrar nas páginas restantes. O conteúdo existente deve ser fácil de encontrar pelos leitores e mecanismos de pesquisa. Os visitantes também devem entender a relação entre as páginas rapidamente.
Sua página inicial pode ter um link para as páginas Sobre nós, Produtos, Serviços, Notícias e Fale conosco. Cada uma dessas páginas terá um link para um conteúdo diferente em seu site. Por exemplo, a página inicial do blog pode ser vinculada a páginas de categoria, cada uma vinculada a postagens de blog individuais. Estes, por sua vez, são vinculados às páginas do autor.
Essa estrutura ajuda os bots de pesquisa a entender o relacionamento entre as páginas e a importância de páginas individuais. Por exemplo, como há mais páginas com links para a página inicial do blog do que para a página do autor, os mecanismos de pesquisa dão mais importância à página inicial do blog.
Veja um exemplo disso arquitetura do site abaixo.
Vejamos um exemplo específico de como uma empresa mudou a estrutura do site durante uma reformulação.
< p>Quando HubSpot redesenhou seu site em 2021, percebeu que a página inicial estava vinculada a muitas páginas de uma só vez — o que pode distrair os visitantes de ações vitais, como descobrir preços, software ou recursos da Hubspot.
Assim, a empresa reorganizou e consolidou cinco páginas principais na página inicial em três.
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Isso torna a navegação no site mais intuitiva para os visitantes e para o mecanismo de pesquisa rastreadores.
Aqui estão alguns exemplos de sites B2B com ótima arquitetura de site que podem inspirar você.
Dica profissional: ao pensar nas estruturas do seu site, esteja pronto para consultar especialistas em SEO e sua equipe de web design. Com essas partes interessadas, você entenderá melhor o que pode ser alterado e quanto tempo levará.
Etapa 7: otimize a velocidade da sua página.
Sabemos que hoje é online os consumidores esperam tempos de carregamento rápidos. Na verdade, 47% dos consumidores esperam que uma página da web carregue em dois segundos ou menos< /a>. Mas a velocidade do site não é importante apenas para a experiência do usuário — é também um fator de classificação para pesquisa.
Dica profissional: para melhorar o tempo médio de carregamento da página, considere compactar seus arquivos, adicionando uma rede de distribuição de conteúdo (CDN ), minimizando seu código e usando um plug-in de cache em seu site. Essas etapas reduzirão o tempo de carregamento da página e melhorarão a qualidade técnica do seu site SEO.
Etapa 8: atualize seu sitemap XML.
Depois que seu site estiver ativo, você precisará atualizar seu sitemap XML e enviá-lo ao Google e Bing . Um sitemap é como uma planta baixa do seu site. Ele lista todos os URLs relevantes para que os rastreadores do mecanismo de pesquisa possam entender a estrutura do seu site e avaliá-lo e classificá-lo com mais facilidade.
Se você não estiver usando uma plataforma como CMS Hub, que atualiza automaticamente seu sitemap, você pode fazer isso manualmente ou usar uma ferramenta como InSpyder.
Dica profissional: ao alinhar seus 301s, estrutura de página, navegação e mapa do site XML para indicar a nova estrutura do site, você ajudará os mecanismos de pesquisa a entender o ch mudanças que você fez o mais rápido possível.
Maximizando seus esforços de SEO
Lembre-se, SEO não deve ser uma única conversa no início do processo de reformulação . O SEO é uma consideração contínua.
“Certifique-se de que sua equipe ou gerente de SEO esteja incluído nas discussões a cada passo do caminho para avaliar o impacto potencial de mudanças específicas que você planeja fazer”, sugere Hesterberg.
Seguir a lista de verificação acima pode ajudá-lo a reter e melhorar suas classificações e tráfego nos mecanismos de pesquisa. Se você está se sentindo sobrecarregado com esses itens, considere uma plataforma como o CMS Hub, que cuida de tudo para você.
Nota do editor: esta postagem foi publicada originalmente em fevereiro de 2020 e foi atualizada para abrangência.