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Como preparar seu site WordPress para um evento de alto tráfego

Você está planejando a possibilidade de um evento de alto tráfego? Nesse caso, você definitivamente deseja otimizar seu site WordPress em preparação. Caso contrário, você corre o risco de seu site travar e perder receita potencial.

Felizmente, estamos aqui para ajudar. Neste post, ensinaremos algumas dicas e truques para preparar seu site para um grande fluxo de visitantes. Mas primeiro, vamos falar sobre o que é um evento alto e por que eles podem ser perigosos.

O que é um evento de alto tráfego?

Simplificando, um evento de alto tráfego é quando seu site recebe muito tráfego em um período muito curto.

A quantidade exata pode variar, mas para o site médio rodando em hospedagem compartilhada, qualquer coisa mais do que algumas centenas de visitantes de uma só vez pode ser considerada de alto tráfego. Para sites mais sérios, alguns milhares de visitantes de uma só vez podem ser considerados um evento de alto tráfego.

Quando acontecem os eventos de alto tráfego? Depende. Às vezes, seu conteúdo pode se tornar viral, trazendo milhares de visitantes ao seu site aleatoriamente. Outras vezes, pode ser consequência de uma campanha publicitária nas redes sociais sites de mídia como Facebook ou Twitter.

Por que os eventos de tráfego intenso são perigosos?

Eventos de alto tráfego representam muitos problemas para sites com uma configuração padrão. Isso ocorre porque a maioria dos sites, especialmente aqueles em planos de hospedagem compartilhada, pode esperar apenas alguns milhares de visitantes espalhados ao longo de um mês.

Mesmo se você receber mais visitantes mensais, o tráfego geralmente é distribuído ao longo do tempo. Por exemplo, se você recebe 100.000 visitantes por mês, isso resulta em cerca de 140 visitantes por hora. Como você pode imaginar, receber centenas de visitantes em questão de minutos é um grande aumento.

Quando isso acontece, seu servidor corre um grande risco de travar, pois provavelmente não foi projetado para lidar com tanto tráfego. Ao longo dos anos, muitas frases foram cunhadas para explicar esse fenômeno, variando de “queda do site” a “Slashdotted”. Existe até uma página da Wikipédia para isso.

Portanto, se você espera um grande aumento no tráfego, faça tudo o que estiver ao seu alcance para se preparar. Se você não fizer isso, seu site provavelmente ficará lento ou cairá.

Como se preparar para um evento de alto tráfego no WordPress

Agora vamos falar sobre algumas táticas específicas que você pode usar para se preparar para um evento de alto tráfego.

1. Limpe seu site.

Se você está querendo fazer uma “limpeza de primavera”, agora é a hora.

Se você tiver páginas, imagens, vídeos ou outro conteúdo extra antigo de que não precisa mais, considere excluí-lo ou, pelo menos, otimizar as páginas e remover imagens estranhas. Você deseja que seu site seja o mais enxuto possível para o evento de alto tráfego.

2. Adote um design minimalista.

Como um designer famoso disse uma vez: “Menos é mais”. Essa dica pode não funcionar para todos os tipos de site, mas ainda vale a pena considerá-la.

Em geral, quanto mais “mínimo” for o design do seu site, mais rápido ele será carregado. Isso significa reduzir imagens, vídeos, texto extra, widgets estranhos e qualquer outra coisa que não seja necessária. Qualquer coisa que você possa fazer para reduzir o tamanho do arquivo ajudará.

Designs mínimos também tornam seu site mais simples, fácil de navegar e mais acessível. Designs com muitas cores e fontes são confusos para navegar e tornam seu site menos preparado para eventos de alto tráfego.

3. Obtenha um CDN.

CDN significa “rede de entrega de conteúdo”. Parece complicado, mas o conceito básico é bem simples: uma CDN armazena cópias do seu site em servidores ao redor do mundo. Quando alguém visita seu site, recebe uma cópia do seu conteúdo do servidor geográfico mais próximo.

Por exemplo, se o seu CDN tiver servidores em Londres, Nova York e Pequim, os visitantes da Europa receberão conteúdo de Londres, os visitantes de Boston receberão conteúdo da cidade de Nova York e assim por diante. Como a distância física é menor, o tempo de carregamento é mais rápido e os visitantes ficam mais felizes.

Se o seu site atrai visitantes de todo o mundo e não apenas de uma localização geográfica, um CDN vale a pena. E como a web é um fenômeno global hoje em dia, as CDNs são apenas uma boa ideia em geral.

4. Remova plugins e temas desnecessários.

Os plug-ins tornam super fácil aprimorar você