Com a chegada de uma recessão e a sazonalidade afetando o desempenho do site, muitos profissionais de marketing têm dúvidas sobre o que podem fazer para impulsionar seu site, para que seja bem-sucedido em 2023 e além. De acordo com descobertas iniciais do quarto trimestre da HubSpot , o tráfego do site diminuiu em todos os setores, ano a ano e mês a mês. É mais importante do que nunca enfrentar os desafios de desempenho do site de frente.
Nesta postagem, mostraremos os sete principais desafios de desempenho do site.
Quais são os 7 principais desafios de desempenho do site?
- Ainda não priorizando o design responsivo.
- Design de site pesado.
- Problemas de hospedagem.
- Problemas de latência de rede.
- Temas e plugins desatualizados.
- Tempo de carregamento lento da página devido a recursos visuais não otimizados.
- Muitas solicitações HTTP.
1. Ainda não priorizando o design responsivo.
Provavelmente parecemos um recorde quebrado – mas se você não está priorizando o design de site responsivo em 2023, está isolando a maior parte dos consumidores em potencial. A partir de novembro de 2022, a maioria o tráfego global do site se origina de dispositivos móveis (59%). Se isso não bastasse, 88% dos compradores on-line</a > não retornariam a um site depois de terem tido uma experiência de usuário insatisfatória.
As estatísticas não mentem: se o seu site não parecer visualmente atraente e funcionar perfeitamente, independentemente do tamanho da tela que seus visitantes estão usando, você isolará muitos clientes em potencial.
Ao incorporar as práticas recomendadas de design de website responsivo em seu site, você pode ter certeza de que os usuários experimentarão uma visita otimizada para dispositivos móveis que não os deixará frustrados com seu site ou desencantados com sua empresa.
Você pode conferir nosso guia completo aqui se estiver interessado em saber mais sobre design de site responsivo.
2. Design de site pesado.
Quanto mais leve for o seu site, melhor. Porque? Porque quanto mais leve o site, mais rápido ele é. Há uma variedade de razões pelas quais ter um site leve é benéfico para o seu negócio. Por um lado, os visitantes preferem experiências digitais mais rápidas. Uma pesquisa da Unbounce revelou que quase 70% dos consumidores afirmam que a velocidade da página afeta como eles estão dispostos a comprar de um varejista de comércio eletrônico.
E a velocidade não é valiosa apenas para os consumidores, mas para o próprio Google. O Google considera o tempo de carregamento para que um site leve possa fazer a diferença no seu otimização de mecanismos de busca (SEO) sucesso.
Como o design de site pesado é o principal desafio de desempenho do site, você corre o risco de perder muitos consumidores se não priorizar a criação de um site leve à medida que avançamos em 2023.
3. Problemas de hospedagem.
Selecionar o provedor de hospedagem correto é não é tarefa fácil — mas deve ser a prioridade da sua empresa. Se você escolher um provedor de hospedagem ineficaz, seu site pode ficar vulnerável a problemas de segurança, frustrar os visitantes com velocidades lentas de carregamento de página e, na pior das hipóteses, sofrer falhas que podem afetar seriamente a percepção do consumidor sobre sua marca.
Se você já teve problemas de hospedagem, 2023 é o momento perfeito para encontrar outro provedor de hospedagem que ofereça os serviços de que seu site precisa.
A seleção de um provedor de hospedagem sólido pode evitar vários desafios de desempenho do site, como tempo de carregamento lento e vulnerabilidades de segurança. Se precisar de ajuda para descobrir por onde começar a procurar o caminho certo para o seu site, confira nosso guia para selecionar o provedor de hospedagem de site certo.
Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao escolher seu provedor de hospedagem:
- Você prevê picos de tráfego? Em caso afirmativo, certifique-se de escolher um plano que suporte isso — caso contrário, você pode lidar com falhas inesperadas no site.
- O provedor pode escalar com você à medida que sua empresa cresce?
- Que tipo de suporte você precisa do seu provedor de hospedagem?
- Quanto você está disposto a pagar por mês? Por ano?
4. Problemas de latência de rede.
Você pode ter ouvido falar de latência de rede, mas não tem certeza de como isso afeta o dia a dia do seu site. Para recapitular, a latência da rede se refere ao tempo que suas informações levam para viajar entre um remetente (seu site) e um destinatário (seus visitantes). A latência da rede pode melhorar ou prejudicar a experiência do usuário, portanto, sua organização deve resolver quaisquer problemas de latência em 2023.
Idealmente, seu site terá baixa latência, pois latência significa que há um atraso. Existem vários motivos principais para a ocorrência de problemas de latência de rede. Aqui estão alguns dos mais comuns:
- Há domínio servidor de nomes (DNS) dificuldades
- Seu site tem um banco de dados mal formatado ou não otimizado
- Há muito tráfego on-line pesado
5. Temas e plugins desatualizados.
Se você estiver construindo seu site em uma plataforma como WordPress, nunca foi tão crítico garantir que seus temas e plugins sejam atualizados.Plugins e temas antigos podem tornar seu site suscetível a ameaças de segurança, levar você a acumular dívidas técnicas e até mesmo causar problemas de compatibilidade que frustram os visitantes. Além disso, há um motivo para atualizar seus temas e plug-ins em primeiro lugar – você pode estar perdendo novos recursos incríveis que dão vida ao seu site para os visitantes.
Em 2023, atualize seu tema e plug-ins para garantir que você não enfrente nenhum desafio de desempenho do site. E aqui vai outra dica profissional: se você não estiver usando plugins específicos, desative-os ou exclua-os. Eles podem estar sobrecarregando seu site – e você sabe o que isso significa para o seu tempo de carregamento.
6. Tempo de carregamento de página lento devido a recursos visuais.
Você sabia que 65% da população se descreve como aprendizes visuais? Ao fornecer aos visitantes do seu site amplos recursos visuais, você aumenta a probabilidade de eles se lembrarem da sua marca. Além disso, o conteúdo visual aumenta a legibilidade do seu site.
É claro que os recursos visuais fazem maravilhas para tornar seu site mais atraente, mas também podem prejudicar o tempo de carregamento da página se não forem otimizados adequadamente.
Digamos que você tenha uma imagem massiva em seu site. Embora seja provavelmente claro como cristal, muitos visitantes podem nem conseguir aproveitá-lo – porque eles podem pular quando sua página demorar muito para carregar. (E sim, o tempo de carregamento da sua página é tão importante — confira essas descobertas que demonstram isso.)
Para evitar problemas, considere compactar suas imagens a um ponto em que não percam qualidade, mas sejam mais leves. Além disso, você pode escolher ‘lazy load’ para suas fotos. Como o carregamento lento atrasa o carregamento do objeto até que seja necessário, os recursos do seu site vão para onde são mais necessários, quando são mais necessários.
(Psst: recursos visuais são uma oportunidade valiosa para impulsionar a otimização do mecanismo de pesquisa ou SEO do seu site. Você pode incluir a palavra-chave que seu conteúdo segmenta no texto Alt, mas certifique-se de que ele reflita com precisão a imagem mostrada, pois o texto Alt é como as pessoas com cegueira coletar informações sobre a imagem mostrada.)
7. Muitas solicitações HTTP.
Isso entra em nossa lista de desafios de desempenho do site porque ter muitas solicitações HTTP também pode afetar o tempo de carregamento do seu site. (Como você pode ver, o tempo de carregamento lento será um grande impedimento em 2023.)
Embora ter muitas solicitações HTTP seja uma preocupação significativa para o desempenho do site, ter muitos arquivos grandes também é, o que significa que há solicitações HTTP mais longas. Ao verificar quantas solicitações HTTP seu site possui, também é um excelente momento para verificar a duração dessas solicitações.
Se quiser saber mais sobre como reduzir o número de solicitações HTTP em seu site, este guia útil o guiará por algumas das melhores maneiras.
Impulsione seus negócios abordando os desafios de desempenho do site.
Ao corrigir possíveis problemas que afetam seu site, você dará a ele as melhores chances possíveis de ter um bom desempenho no próximo ano.